IAE Divulga Duas de Suas Ações Recentes na Área Espacial e Uma Delas Ligadas ao Projeto do Motor S50

Olá leitor!

O site “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)” divulgou no dia 28/11 duas interessantes notas ligadas a área espacial que transcrevo abaixo na íntegra para os nossos leitores.

A primeira delas trata do desenvolvimento pela Divisão de Eletrônica (AEL) do instituto de um dispositivo denominado ‘Sistema de Apoio Elétrico em Solo ("Electrical Ground Support Equipment" - EGSE)' ligado ao projeto do ‘Circuito de Comutação e Atuação (CCA)’ que visa realizar o sequenciamento de eventos de ‘veículos (foguetes) de sondagem’, além da distribuição de energia e monitorações relacionadas. Veja abaixo a nota na íntegra.
"AEL Conclui o EGSE
Fonte/imagens: CV Valeria (AEL)

Equipe do EGSE - No mês de novembro, a Divisão de Eletrônica (AEL) concluiu o desenvolvimento do Sistema de Apoio Elétrico em Solo ("Electrical Ground Support Equipment" - EGSE) para auxiliar a execução dos testes funcionais e de qualificação do Circuito de Comutação e Atuação (CCA).

O CCA é um equipamento eletrônico que está em desenvolvimento na AEL para realizar o sequenciamento de eventos de veículos de sondagem, além da distribuição de energia e monitorações relacionadas.

Devido à complexidade do CCA, os testes funcionais realizados manualmente demoravam horas, necessitando atenção dos operadores para evitar erros. Com o EGSE-CCA, o tempo de realização desses testes foi reduzido para alguns minutos, uma vez que o sistema utiliza equipamentos automatizados de geração de comandos e monitoração de respostas. Os testes são comandados por meio de um “script”, predefinido pelo usuário, e pode variar de acordo com o tipo e o objetivo de cada ensaio.

Além de realizar os ensaios funcionais, o EGSE-CCA foi desenvolvido para auxiliar os ensaios que serão realizados durante a campanha de qualificação ambiental do equipamento, os quais simulam a operacionalidade do equipamento em um ambiente de voo."

Já a segunda nota foi relacionada ao ensaio de queima do primeiro protótipo do ‘Ignitor’ do Motor S-50, motor este que será usado pelo futuro foguete VS-50 e pelo Veículo Lançador de Microssatélites (VLM-1). Veja abaixo a nota na integra.

"IAE realiza 1° ensaio de Queima do Ignitor S50

No dia 5 de novembro de 2019 (terça-feira) ocorreu o ensaio de queima do primeiro protótipo do ignitor do motor S-50. Foram 16 meses em desenvolvimento, incluindo cálculos, desenhos, testes e definição da formulação da borracha, incorporação de mudanças no processo de fabricação, além de retrabalhos necessários, que culminaram no ensaio de queima em banco de provas. A Gerência do projeto agradece a todos os profissionais  do IAE que colaboraram neste grande passo para o avanço do Projeto VS-50/VLM-1 e a empresa parceria (Alltec) que fabricou os conjuntos, conforme especificação do IAE.

Para realização deste importante evento, nossos agradecimentos à todas as equipes envolvidas no ensaio que, com profissionalismo, compromisso, dedicação e segurança, asseguraram mais uma conquista para nossa Instituição.

Veja o vídeo do Ensaio AQUI!"

Infelizmente como o leitor mesmo poderá notar o link do vídeo não funciona, está (creio eu) sómente funcionando para aqueles que tem acesso a intranet do instituto, coisa que sinceramente eu não compreendo e não faz o menor sentido, pois se foi postado no site do órgão deveria funcionar, enfim...

Mas vale aqui uma explicação para aqueles leitores que ficarem muito eufóricos com esse teste. Na verdade, o leitor deve ler a nota com atenção, pois não se trata do teste do Motor S50, este aos cuidados da Avibrás, e sim do seu ‘Ignitor’, uma espécie de dispositivo de partida e não o motor em si. Este infelizmente continua tendo problemas de desenvolvimento e pelo que se sabe, ainda não foi testado em banco de provas.

Aproveito para agradecer publicamente ao nosso leitor 'Blog Luiz' por nos ter alertado sobre o teste deste Ignitor do S50 e continuamos esperando que a Avibras faça a sua parte, pois precisaremos muito desse motor.

Duda Falcão


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) - http://www.iae.cta.br

Comentários

  1. Caro Duda,

    Notícias boas, pois se tratam, ao que parece, que passaram por testes extensivos. Chamou-me a atenção a atenção os equipamentos de apoio de solo e de comutação e sequenciamento do disparo. É base para QQ lançamento seguro e organizado. Quanto ao S50 só podemos aguardar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário