AEB Space News - Dezembro de 2019

Olá leitor!

Com o final do ano se aproximando, a partir de agora dou inicio a uma série de informativos mensais com as mais relevantes noticias que venham envolver a nossa Agencia Espacial Brasileira (AEB), o seu presidente Carlos Moura e as atividades espaciais do país. Quem sabe assim, concentrando as notícias o Blog possa de alguma forma colaborar para o desenvolvimento espacial de nosso país e aumentar o apreço da Sociedade Brasileira pelo tema. Afinal leitor, povo bem informado é mais difícil de ser enrolado por marginais de movimentos políticos destrutivos como o 'populismo' e a 'esquerdopatia'.

Duda Falcão

3º Encontro da Diáspora Científica Brasileira em Washington-DC (EUA)

No período de 6 a 8 de dezembro durante 3º Encontro da Diáspora Científica Brasileira, na Embaixada do Brasil, em Washington D.C, EUA, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, participou também de dois encontros. No primeiro encontro o presidente Carlos Moura se reuniu com o Presidente do Subcomitê sobre Espaço do Senado dos Estados Unidos, senador Ted Cruz (Partido Republicano), e no segundo, com a presidente do Subcomitê sobre Espaço da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, deputada Kendra Horn (Partido Democrata).

As autoridades americanas demonstraram bastante interesse nas atividades espaciais desenvolvidas pelo Brasil, e a deputada Kendra Horn se mostrou disponível em conhecer o Centro de Lançamento de Alcântara (MA). Também foi apresentado aos americanos o cubesat Scintilation Prediction Observations Research Task (SPORT), projeto desenvolvido em parceria com o Brasil e os Estados Unidos, além da expansão e implementação no Brasil do programa de educação ambiental GLOBE da NASA, que envolve cidadãos na investigação científica e na proteção da Terra, além de outras iniciativas.


Professor do ITA do Curso de Engenharia Aeroespacial é Agraciado com Prêmio Weis 2019

O professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pedro Kukulka de Albuquerque recebeu, no dia (14/10), o Prêmio Weis 2019 no curso de Engenharia Aeroespacial. O Prêmio Weis é organizado pelos alunos do Departamento Acadêmico, órgão do Centro Acadêmico Santos Dumont (CASD) e presta homenagem a Carl Herrmann Weis, docente do Departamento de Química que inspirou gerações de iteanos. A premiação é anual e tem o objetivo de reconhecer o excelente trabalho realizado pelos professores no segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019.

Pedro Kukulka é formado em Engenharia Aeroespacial pelo ITA com a menção Summa Cum Laude e adquiriu o título de Mestre em Ciências e Tecnologias Espaciais no primeiro semestre de 2019 e hoje é chefe do Centro Espacial do Instituto que busca capacitar, explorar e inovar em engenhos espaciais, diminuindo a dependência externa e contribuindo para o fortalecimento da indústria aeroespacial.


Estudante do IFRN é Agraciada Com Prêmio de Melhor Apresentação em Simpósio Latino-Americano de Pequenos Satélites

O Kit Cansat Educacional, uma ferramenta didática que insere os alunos em um ambiente propício à experimentação, desenvolvimento intelectual e realização de testes, recebeu o prêmio de melhor apresentação na modalidade pôster no 2nd IAA Latin American Symposium on Small Satellites: Advanced Technologies and Distributed Systems, em Buenos Aires, na Argentina. A estudante Michelly Guedes, do curso técnico integrado em Mecatrônica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), representou a equipe no evento internacional.

Além de Michelly Guedes, também participaram do projeto, o professor João Maria Araújo do Nascimento, os monitores Pedro João Gil e Árisla Soares, todos do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial), em Parnamirim (RN). O projeto tem como objetivo ensinar a ciência espacial, tema que desperta o interesse dos jovens e reúne princípios fundamentais de outras áreas.

O kit foi construído em três etapas para representar os principais subsistemas de satélite (computador de bordo, carga útil e fornecimento de energia). A proposta apresentada na Argentina promove a ideia de fortalecer a cultura do conhecimento sobre a compreensão do cenário tecnológico atual, por meio de práticas que incentivam a criatividade e a pesquisa.


Anuncio de Oportunidade: Missão Bartolomoeo

Pois é leitor, como já informamos aqui no Blog, o Escritório das Nações Unidas para os Assuntos Espaciais (UNOOSA), em parceria com a Airbus, está oferecendo a oportunidade de acomodar uma carga útil na plataforma externa Bartolomeo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Esta oportunidade contempla uma missão de um ano incluindo o lançamento, instalação e operação de uma carga útil de tamanho 3U. A missão deverá contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial o nº 4, “Educação de Qualidade” e nº 9, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”.

A oportunidade está aberta a todos os Estados Membros das Nações Unidas e os países em desenvolvimento são particularmente incentivados a participar. Poderão participar dessa oportunidade: (a) universidades, (b) institutos de pesquisa, (c) outras organizações públicas e ONGs de países desenvolvidos e em desenvolvimento, e (d) pequenas e médias empresas de países em desenvolvimento. Inscrições que envolvam mais de uma instituição ou que promovam a cooperação entre países são fortemente incentivadas.

As instituições que se candidatarem para essa oportunidade serão responsáveis pelo desenvolvimento da carga útil, incluindo o projeto, a fabricação, o teste de qualificação, a certificação para ISS, os seguros, a operação e o transporte da carga útil a Houston (Texas - EUA), de onde a carga útil será lançada para a ISS. Todos os custos e recursos da missão deverão ser descritos no formulário de inscrição.

Informações sobre essa oportunidade, bem com o edital, os formulários de inscrição e os requisitos da missão estão disponíveis na página da UNOOSA e pode ser acessada pelo link: https://www.unoosa.org/…/orbitalmissi…/bartolomeo/index.html 


Entrevista com o Coordenador do Projeto do Nano-Satélite FloripSat-1

O coordenador do nano-satélite FloripaSat-1, Eduardo Bezerra, fala da experiência e conhecimento adquiridos no desenvolvimento do projeto científico e da oportunidade de no futuro, poder apoiar o desenvolvimento de missões utilizando a tecnologia FloripaSat, tanto nas etapas do projeto como na operação dos satélites. O FloripaSat-1 e o CBERS-4A entram em órbita a 00h21 (horário de Brasília) do dia 20 de dezembro.


A Engenheira Aeroespacial Ana Paula Castro Fala Sobre a Sua Participação na Missão EuroMoonMars in Hi-Sea da ESA

A engenheira aeroespacial, Ana Paula Castro fala de sua experiência na Missão EuroMoonMars in Hi-Sea, da Agência Espacial Europeia (ESA), em que desempenhou a função de engenheira de habitat. Para participar da missão, Ana Paula recebeu o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Nos quinze dias da missão, Ana Paula e suas colegas vivenciaram várias experiências, ou seja, enfrentaram tempestades de areia, com tempo nublado e chuvoso, além de outros problemas. Ela começou a desenvolver um roover, fez uma apresentação sobre a cultura brasileira e também uma introdução sobre Direito Espacial.

No dia anterior, a comandante da equipe, Michaela Musilova fez uma apresentação sobre o campo da geologia e astrobiologia e a cultura de seu país, a Eslováquia. O médico da equipe Joseph falou de sua vida nos Estados Unidos e fez uma apresentação sobre medicina relacionada ao campo espacial: “um dos maiores problemas em missões de longa duração é a constipação”, disse.

A equipe também celebrou o Natal Lunar, quando foi improvisada uma ceia com os ingredientes disponíveis no habitat. “Foi um momento especial para a equipe”, afirmou Ana Paula. A missão terminou no dia 22 de dezembro.


 
Fonte: Agencia Espacial Brasileira (AEB)

Comentários