Comitiva da FAB Visita Instituto de Pesquisa Espacial em Israel

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (11/12) do site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que Comitiva da FAB visitou Instituto de Pesquisa Espacial em Israel.

Duda Falcão

ESPAÇO

Comitiva da FAB Visita Instituto de Pesquisa Espacial em Israel

Objetivo foi estabelecer um acordo de cooperação para capacitação, pesquisa e desenvolvimento do setor espacial no Brasil

Por Tenente Felipe Bueno
Edição: Agência Força Aérea
Revisão: Tenente-Coronel Santana
Publicado: 11/12/2019 16:42

Fotos: DCTA

Uma comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), liderada pelo Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, participou de uma visita ao Asher Space Research Institute (ASRI), em Israel, nessa terça (10) e quarta-feira (11). O objetivo foi estabelecer um acordo de cooperação para capacitação, pesquisa e desenvolvimento do setor espacial no Brasil.

Participaram, também, da visita o Chefe do Centro Espacial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Major Aviador Pedro Kukulka de Albuquerque; o Chefe do Departamento de Sistemas Espaciais do ITA, Professor Doutor Luis Vergueiro Loures da Costa; e o Coordenador do Grupo de Pesquisa de Engenharia de Sistemas Espaciais, Mecânica Orbital e Controle (E2MoC), Professor Doutor Willer Gomes dos Santos.

O ASRI faz parte do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), Universidade de destaque no setor aeroespacial, dedicada à criação de conhecimento e desenvolvimento do capital humano. Entre seus pesquisadores estão quatro laureados com o prêmio Nobel.

O Brigadeiro Vital falou sobre a importância da relação da FAB com o Instituto, influente mundialmente no segmento. “A Technion possui dois Campus fora de Israel, o Jacobs Technion-Cornell Institute (JTCI), nos Estados Unidos, e o Guangdong-Technion Israel Institute of Technology (GTIIT), na China. A aproximação da Technion com o ITA é o prenúncio de desenvolvimento de recursos humanos altamente qualificados e de geração de tecnologias espaciais na fronteira do conhecimento, passos importantes para suportar as necessidades do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais [PESE] na Defesa e colaborar para o fortalecimento do Programa Espacial Brasileiro [PEB]”, disse.

Durante a visita, a comitiva interagiu com empresas israelenses dos setores de Defesa e Espacial, que participam ativamente das atividades do Campus. O Chief Executive Officer (CEO) da ImageSat (ISI), Noam Segal, afirmou que o investimento em Inteligência Artificial aplicada a satélites possibilita uma predição de atividades ilegais, principalmente na fronteira de grandes países como o Brasil. A empresa é responsável pelo satélite Eros-B, operado pelo Centro de Operações Espaciais (COPE), e vencedora do lote 1 da licitação de imagens de satélites para o governo brasileiro, realizada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br 

Comentário: Pois é leitor, essa me parece ser uma notícia bastante positiva tanto para o PESE como para o PEB, e espero de verdade que esse contato tenha sido realizado com sapiência, extrema visão, seriedade e competência, para que assim a nação brasileira possa colher os frutos que todos nós cidadãos brasileiros conscientes esperamos. Vale lembrar que, um dos mais promissores jovens da área de motores-foguetes e veículos lançadores do país (o nosso Von Braun brasileiro) fez pós-doutorado justamente na TECHNION de Israel.

Comentários