Escola de Chuí-RS Participa Pela Primeira Vez de Evento da OBA

Olá leitor!

Durante a minha passagem pela XXVI Jornada de Foguetes da MOBFOG’ (7 Turma do Ensino Fundamental) organizada pela ‘Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)’, em Barra do Pirai-RJ, tive a oportunidade de conhecer o simpático professor de Geografia ‘Jesus Magallanes Leston’, da 'Escola Municipal de Ensino Fundamental General Artigas' da longínqua cidade de ‘Chuí-RS’, uma pequena cidade de 6000 mil habitantes localizada no extremo sul do Brasil que vive do comercio, é conhecida como a cidade mais meridional do país e é separada da cidade uruguaia do ‘Chuy’ apenas por uma longa avenida com um canteiro central, que, curiosamente no lado brasileiro, a avenida é chamada de ‘Avenida Uruguai’, e, no lado uruguaio, a mesma leva o nome de ‘Avenida Brasil’. É justamente nesta ‘Chuy’ uruguaia leitor onde se encontram os famosos ‘Free Shops’, que atraem brasileiros e povos de outras nações a fim de consumir os produtos livres de impostos.


Da esquerda para direita: O Sr. Sergio Melo Moraes (Capitão Mineirinho) do CEPA, o Comandante Carlos Cássio de Oliveira do CEFAB, Duda Falcão e o Prof. Jesus Magallanes Leston em momento de descontração em Barra do Piraí-RJ, durante o evento da OBA.

O Prof. Jesus foi o orientador da equipe “FoguetAR” desta escola formada pelos alunos Wesley Viana Mirapalhete e Leandro Gutiérrez Videla, equipe está que no geral ao final do evento terminou na décima quarta posição e na quinta posição na apresentação oral entre 44 escolas de todos país, uma grande vitória para um equipe que participou pela primeira vez desta fantástica iniciativa da OBA.

Pois então leitor, após uma cansativa viajem de retorno a Chuí, os alunos com o orientador da equipe, participaram de uma interessante entrevista realizada pela TV Teleinforme do Uruguai, para assim apresentar aos uruguaios e brasileiros desta longínqua região fronteiriça, os resultados conquistados pela equipe de Chuí em Barra do Piraí. Veja abaixo.


Vale dizer que, além dessa entrevista, o Prof. Jesus esteve com a Sra. Denise Arriada, Secretaria de Educação do município de Chuí, para assim agradecer o apoio da Prefeitura (gestão do Prefeito Marco Antônio Vasques Rodrigues Barbosa - DEM) que foi crucial para participação da equipe neste evento da OBA.

O Prof. Jesus com a Secretária de Educação Denise Arriada (ao centro) na companhia de suas acessoras.

Veja abaixo leitor, mais algumas fotos da participação da equipe na ‘XXVI Jornada de Foguetes da MOBFOG’. 

Duda Falcão


Comentários

  1. A equipe FoguetAR agradece a coordenação da MOBFOG na pessoa do Sr. Canalle e da Sra. Pamela que nos proporcionou esse fantástico evento da XXVI Mostra de Foguetes direcionados a alunos da rede de Ensino Fundamental, esse evento visa incentivar os alunos a pesquisarem outras áreas do conhecimento, como matemática, física e astronomia e desenvolverem novos projetos baseados no conhecimento adquirido.
    Nossos agradecimentos se estendem também ao Blog Brazilian Space, representado pelo Jornalista Falcão que não mediu esforços para realizar essa linda reportagem do projeto FoguetAr da Escola Gal Artigas situada no Município do Chuí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Jesus e amigos de Chuí!

      De nossa parte não há o que agradecer, afinal estamos aqui para isso, o que realizamos com prazer em prol do desenvolvimento espacial brasileiro e em especial (como neste caso) em prol de uma melhor educação de nosso jovens. Sucesso pra todos vocês.

      Abs

      Duda Falcão

      Excluir

Postar um comentário