Foguete Russo que Levava Satélite Cai no Oceano Pacífico

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (01/02) no site do jornal “Folha de São Paulo” destacando que foguete russo que levava satélite dos EUA cai no Oceano Pacífico.

Duda Falcão

MUNDO

Foguete Russo que Levava Satélite
dos EUA Cai no Oceano Pacífico

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
01/02/2013 - 07h58

O foguete russo Zenit-3SL, que levava a bordo um satélite americano de telecomunicações, caiu nesta sexta-feira após ser lançado de uma plataforma flutuante do consórcio Sea Launch, no oceano Pacífico.

Segundo informações da companhia, o foguete caiu no mar perto da plataforma Odyssey, de onde são feitos os lançamentos, 40 segundos após a decolagem. Segundo a agência de notícias russa Interfax, a falha aconteceu na primeira etapa do foguete, que, desde o início, não seguiu a trajetória recomendada.

O aparelho espacial, de fabricação ucraniana, mas dotado de um bloco propulsor DM-SL projetado na Rússia, foi lançado por volta das 10h36 locais (4h36 em Brasília) e levava a bordo um satélite de telecomunicações Intelsat-27, de fabricação americana.

O lançamento de hoje foi o primeiro do programa Sea Launch para 2013. Segundo a empresa Intelsat, de Luxemburgo, o satélite enviado deveria prover serviços a meios de comunicação, governos e outros usuários nos Estados Unidos e na Europa.

O consórcio Sea Launch, formado por quatro empresas de Rússia, Noruega, Estados Unidos e Ucrânia, realizou até o dia de hoje 34 lançamentos dos foguetes Zenit-3SL com diferentes satélites comerciais a bordo desde o Oceano Pacífico.

Com a redução do Orçamento e a aposentadoria dos ônibus espaciais da NASA, o programa espacial russo se tornou o único capaz de levar pessoas ao espaço. Nos últimos anos, diversos foguetes russos com satélites caíram no mar, o que coloca em dúvida a segurança do programa de Moscou.


Fonte: Site do Jornal Folha de São Paulo - 01/02/2013

Comentário: Olha ai Dona Chucky, mesmo não sendo um acidente que causou vitimas (a perda só foi econômica) falhas acontecem, da mesma forma que acidentes, até nas melhores famílias, e é bom a senhora e seus Blue Cats estarem cientes disso, para no caso que venha ocorrer com esse trambolho tóxico ucraniano, a senhora não venha protagonizar novamente com a maior cara de pau a palhaçada emotiva registrada recentemente pela mídia em Santa Maria. Aproveitamos para agradecer ao Dr. Waldemar Castro Leite pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. Caro Duda, concordo plenamente com seu comentário!

    Um dia antes da tragédia de Santa Maria os jornais noticiaram a má vontade da Dona Chucky em participar da tal reunião com outros presidentes de países vizinhos.
    No outro dia, os jornais noticiam a tragédia e mostram a Donda "chorando", cancelando tudo e voltando as pressas para o Brasil...

    Hahaha, nada esperta não? Só rindo mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela queria voltar pra não perder a chance de participar da reunião populista com os prefeitos.

      E conseguiu...

      Para ela a desgraça de Santa Maria "veio a calhar".

      Excluir
  2. Três coisas me chamam a atenção nessa reportagem.

    - O fato de que os dois primeiros estágios do foguete Zenith (consequentemente o que deu problema) são fabricados na Ucrânia. Esses dois estágios usados no foguete Zenith usam a combinação RP-1/LOX como propelentes.
    - O lançamento a partir de uma plataforma marítma SeaLaunch, permite que ele seja lançado exatamento sobre a linha do equador.
    - O fato de o foguete Zenith ter capacidade de colocar cerca de 13 toneladas em órbita LEO e 5 toneladas em órbita SSO.

    Bom, analisando essas informações, conclui-se:
    - Fica claro que a Ucrânia domina uma tecnologia de foguetes menos tóxica e muito competitiva no mercado internacional em termos de capacidade de carga útil, no entanto, por motivos inexplicáveis, no acordo com o Brasil, a ACS opta por uma tecnologia tóxica e com capacidade de cargas úteis muito menores (5,3 toneladas em órbita LEO e 1,8 toneladas em órbita SSO), que hoje em dia não são as mais procuradas.
    - Fica claro também que a tal "vantagem dos centros de lançamento próximos a linha do equador", não é mais um diferencial. Alguns podem pensar: ah mas eles vão ter o custo extra de colocar tudo na plataforma, e rebocá-la até o ponto de lançamento. Ocorre que isso na verdade, é uma vantagem, pois lá no meio do oceano, só os peixes poderiam reclamar (não tem comunidade quilombola nem cidades próximas).

    Fica cada vez mais claro portanto, que esse acordo que deu origem à ACS, mais do que um absurdo comercial e ambiental, é um verdadeiro "crime de lesa pátria". Os seus autores deveriam ser devidamente processados por esse crime.

    Fico imaginando, quando a SpaceX começar a usar essa estratégia de lançamento marítimo. Aí, não vai ter pra ninguém...

    O Brasil, precisa repensar muita coisa. As nossas iniciativas independentes e privadas, devem começar a considerar fortemente o lançamento marítimo, como fez a Copenhagen Suborbitals

    Não se esqueçam desse movimento!

    Petição Pública da ACS

    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, sabendo que 5% dos lançamentos normalmente dão errado (e que desastres acontecem) creio que somente quando o mal acontecer é que se irão contorcer com a borrada que estão fazendo.

      Mas é bem observado, os ucrânianos afinal têm tecnologia mais amiga do ambiente. Ouvi dizer que os foguetes utilizados no SeaLaunch era movidos a querosene, e que a reação desaparecia rapidamente na água. E como já duas vezes pelo menos o SeaLaunch conseguiu bater o recorde do peso de mercadorias transportadas, provavelmente essa tecnologia iria condizer melhor com o que precisavamos no Brasil, visto que o tal Cyclone-4 não atende as necessidades de mercado.

      Isso ainda vai dar o que falar.

      Excluir
  3. "Resposta ao leitor Anonimo que enviou um comentário contrario ao meu de forma grosseira e mal educada"

    Vejo que não entendeu o que eu disse e posso até entender isso, mas saiba Anonimo que em quase quatro anos online o seu comentário foi o único até hoje censurado pelo Blog BRAZILIAN SPACE, não pela sua discordância em relação ao que falei, já que tens o direito de ter a sua própria opinião e expressá-la em nosso blog como qualquer um de nossos leitores, desde que seja com educação e não da forma grosseira e mal educada com você fez, sem falar na sua covardia em não se identificar como é praxe de toda pessoa séria e bem intencionada, mas enfim, o que esperar de um covarde e sem educação? Lamentável!

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário