Com Olhos no Futuro

Olá leitor!

Segue abaixo um interessantíssimo artigo escrito pelo Senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) e postado dia (26/01) no site do “Jornal Digital 247”. Vale à pena conferir e refletir.

Duda Falcão

Poder

Com Olhos no Futuro

CRISTOVAM BUARQUE
26 DE JANEIRO DE 2013 ÀS 14:19

O Senado do Chile tem uma comissão permanente para pensar os Desafios do Futuro. Nela reúnem-se senadores e público para imaginar as alternativas adiante e orientar o país na sintonia com os rumos do mundo.

Nos dias 17, 18 e 19 deste mês, essa comissão organizou o II Congresso do Futuro, com 52 pensadores e políticos, além de um público de cerca de 300 pessoas, para discutirem os cenários em áreas tão distintas quanto à nanobiotecnologia, que vai revolucionar especialmente o próprio conceito de medicina; a política, como será feita a participação política no futuro; a saúde dos oceanos e dos rios; o mundo pós-energia fóssil; as novas fronteiras da vida, inclusive com a inteligência artificial e o potencial genético; as novas fronteiras do universo, inclusive o potencial de viagens espaciais e a exploração espacial; os desafios da alimentação, tanto para eliminar a fome, como para evitar a obesidade e o envenenamento por comidas prejudiciais à saúde; e a evolução da moral e da conduta humana.

Temos um Senado sem consciência de sua plena
responsabilidade para com o futuro, como se a
política permitisse apenas acordos capazes de
manter o funcionamento do país, no presente

O evento permitiu aos senadores situarem suas atividades e responsabilidades em defesa do Chile, levando em conta o que vai mudar no mundo nos próximos anos. Para um brasileiro, ficou o sentimento de frustração porque ficaremos de fora da produção para mercados de trilhões de dólares nas áreas da biotecnologia; da exploração espacial, do domínio das novas fontes de energia; da criação no ramo da inteligência artificial; e até perder o que já temos como exportadores de alimentos e minerais, diante das novas formas de alimentação e da metalurgia.

Depois de três dias de debates, os senadores chilenos presentes, ou os que tomarão conhecimento dos debates pela televisão, ficarão com a sensação do esforço que devem fazer para que o país deles tente se sintonizar com a realidade mutante do mundo em direção ao futuro. Inclusive como fazer política, em um tempo no qual a comunicação entre eleitor e eleito já não é mais feita a cada quatro anos via comícios, mas instantaneamente, por meio das modernas ferramentas; e em um momento da história no qual o presente já é parte do futuro e o político deveria levar em conta não apenas o local e a próxima geração, mas também o longo prazo e o mundo inteiro.

Mas se os senadores chilenos ficam angustiados, imagine o senador brasileiro que, depois de sua palestra sobre o futuro, volta para participar de uma eleição, a fim de eleger uma nova direção do Senado, sem saber o que ela propõe para o futuro da própria Casa. Um Senado sem consciência de sua plena responsabilidade para com o futuro, como se a política permitisse apenas acordos capazes de manter o funcionamento do país, no presente.

Enquanto todo mundo está mudando ao redor, o Senado parte para uma eleição destinada a manter o costume do velho ritmo de pensar somente nas artimanhas, que o passado nos viciou.

Cristovam Buarque, senador (PDT-DF)


Fonte: Site do Jornal Digital 247 – 26/01/2013

Comentário: Pois é leitor trouxe esse artigo para você refletir, principalmente você jovem, pois você é o futuro desse país, não eu, nem o Marcos, mas você, e só os jovens poderão fazer essa situação mudar. O artigo foi escrito a título de desabafo por um educador e um dos poucos políticos sérios desse país, que luta desesperadamente há anos num covil de lobos sem sucesso para mudar a maneira de agir desses energúmenos que fazem do fórum político o seu meio de vida. E olha quem acabou sendo eleito como o presidente do Senado, rsrsrsrs, fora o bandido do Genuíno que voltou a Câmara Federal. Lamentável!  Pois é jovem, é essa gente que está e continuará representando você nessa CASA desprovida de qualquer moral e cidadania ou de responsabilidade com a nação. Parabéns aos chilenos pois estão no caminho certo, e parabéns ao Senador Cristóvão Buarque pelo artigo. Agradecemos uma vez mais ao leitor Israel Pestana pelo envio desse excelente artigo.

Comentários

  1. Quem é Marcos que você citou no seu comentário?.É o astronauta Marcos Pontes?.

    Você comentou:"...principalmente você jovem, pois você é o futuro desse país, não eu, nem o Marcos,"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      O Marcos citado é o Marcos Ricardo, um dos mais ativos leitores de nosso blog.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. Hoje é um dia de luto para o Brasil. Mais um corrupto subiu ao poder.

    ResponderExcluir
  3. O artigo do Sr. Senador Cristovam Buarque, infelizmente constata um fato, o de que por aqui, a maioria das pessoas ocupando cargos nos três poderes, praticam os velhos costumes e o velho ritmo de pensamento.

    Estamos assistindo nesse momento TODAS as instâncias do poder (executivo, legislativo e judiciário), usando fardas ou não (nesse momento estou me referindo aos bombeiros), "esfregando" na nossa cara a incompetência, a falta de valores e principalmente a corrupção escancarada.

    Só como exemplo, aqui no Rio, de ontem para hoje quase duas centenas de "estabelecimentos abertos ao público" foram interditados por não cumprir a legislação. Parte delas são de propriedade do Estado ou da Prefeitura. Pasmem: quase metade dos estabelecimentos indicados no livreto da RioTur, estão entre os estabelecimentos fechados. Foram de bibliotecas a centros comunitários, passando por boates, teatros e até o bar do Copacabana Palace. Isso na cidade que na teoria, é a "porta de entrada do Brasil".

    Quem é que explica o motivo de até ontem, casas de show que haviam sido autuadas 49 vezes (sim não é erro de grafia), continuarem funcionando sem problemas, e hoje já não podem mais. É muita cara de pau!

    Endosso completamente as palavras do Duda.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário