Diretor Leonel Perondi Ressalta o Papel do INPE

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/08) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o diretor do INPE, Leonel Perondi, ressaltou na semana passada durante a cerimônia pelo aniversário do INPE o papel do instituto na captação Industrial e Desenvolvimento Econômico.

Duda Falcão

Diretor Ressalta Papel do INPE na Capacitação
Industrial e Desenvolvimento Econômico

Segunda-feira, 13 de Agosto de 2012

Durante a cerimônia de comemoração de 51º aniversário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na sexta-feira (10), o diretor Leonel Perondi repassou a trajetória histórica do órgão, ligado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), e ressaltou sua importância para o desenvolvimento do Brasil.

“O Instituto construiu um sólido patrimônio de conhecimentos e de infraestrutura física, que permite que desenvolva projetos que vão da pesquisa básica, passando pela pesquisa aplicada e desenvolvimento, até o produto final e sua utilização social”, disse Perondi.

Entre outras realizações, o diretor destacou que o programa de satélites CBERS possibilitou mais de uma dezena de contratações industriais, por meio de licitações de preço e técnica, que representaram investimento de R$ 270 milhões.

Ele citou ainda levantamento preliminar sobre os impactos econômicos da política industrial fomentada pelo INPE que, entre outros resultados, revela a criação de empregos altamente qualificados. Destacou também a contribuição do Instituto para que a indústria nacional agregue maior valor aos produtos e serviços produzidos no Brasil.

“Acreditamos que se houver um planejamento estável para o programa espacial – isto é, um planejamento que tenha continuidade por longos períodos, sem alterações de rumo substanciais no curto e médio prazos – poderemos atingir resultados de grande envergadura para o país. A indústria espacial poderá repetir o sucesso da indústria aeronáutica no Brasil”, afirmou.


Diretor Leonel Perondi repassou a trajetória do INPE

Mesa de autoridades da cerimônia: Leonel Perondi, diretor do INPE;
José Raimundo Braga Coelho, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB);
Ailton dos Santos Pohlmann, diretor-geral do Departamento de Ciência e
Tecnologia Aeroespacial (DCTA); Marco Antônio Raupp, ministro da Ciência,
Tecnologia e Inovação (MCTI);Luiz Antônio Rodrigues Elias, secretário
executivo do MCTI; e Luiz Antonio Angelo da Silva, vice-prefeito
de São José dos Campos

Auditório do LIT esteve lotado durante toda a cerimônia

Ministro entrega ao Dr. José Humberto Andrade Sobral
uma placa em homenagem aos seus 45 anos no INPE


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentários

  1. MUITA PLACA....MUITA REUNIÃO.....MUITA GENTE

    PARA NENHUM FOGUETE

    ResponderExcluir
  2. Olá Anônimo!

    Na realidade amigo o INPE não é responsável pela a área de foguetes e tecnologias associadas do PEB, e sim a área de satélites e de pesquisas espaciais. A área de foguetes e de tecnologias associadas cabe exclusivamente ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgãos ligados ao Comando da Aeronáutica (COMAER) que por sua vez é subordinado ao Ministério da Defesa (MD).

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário