Brasil e China Devem Ampliar Cooperação Espacial

Olá leitor!

Segue uma nota postada hoje (04/11) no seu site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Brasil e a China devem ampliar a Cooperação Espacial.

Duda Falcão

Brasil e China Devem
Ampliar Cooperação Espacial

Rodrigo PdGuerra
Ascom do MCTI
04/11/2013 - 10:17

A Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), que se reúne na quarta-feira (6), em Cantão, província de Guangdong, deve ampliar a parceria entre Brasil e China na área espacial. Os países assinam um plano decenal, válido de 2013 a 2021, pelo qual se comprometem a construir satélites meteorológicos – categoria não inclusa no CEBRS(Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês).

Chefe da delegação brasileira, o vice-presidente Michel Temer discute temas econômicos, comerciais e financeiros dos dois países com o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Yang, que lidera a comitiva asiática. O encontro é o terceiro da COSBAN, após edições em Pequim, em 2005, e Brasília, em 2012.

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, e da Secretaria de Aviação Civil da Presidência, Wellington Moreira Franco, integram a delegação e representam suas áreas no encontro, assim como os secretários executivos dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, e de Minas e Energia (MME), Márcio Zimmermann.

Mecanismo de mais alto nível de diálogo regular entre os dois países, a COSBAN se divide em 11 subcomissões, responsáveis pela agenda bilateral nos campos político; econômico-comercial; econômico-financeiro; de inspeção e quarentena; de agricultura; de energia e mineração; de ciência, tecnologia e inovação; espacial; de indústria e tecnologia da informação; cultural; e educacional.

Prioridades

Segundo o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCTI, Franklin Silva Netto, a reunião da COSBAN deve tratar, além do tema espacial, do Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia, inaugurado em agosto de 2012, da criação de entidade binacional semelhante em biotecnologia e da adesão brasileira à Rede Internacional do Bambu e do Ratã (INBAR), em fase de tramitação no Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A subcomissão de ciência, tecnologia e inovação se reuniu na terça-feira (29), no Palácio Itamaraty, e discutiu aspectos da cooperação bilateral em biotecnologia, nanotecnologia e parques tecnológicos. Brasileiros e chineses preparam um relatório a ser entregue durante o encontro da COSBAN.

Já a subcomissão espacial tem reunião marcada para segunda-feira (4), em Pequim, a fim de aprovar detalhes finais do plano decenal a ser assinado dois dias depois, em Cantão. O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Raimundo Braga Coelho, participa dos encontros nas duas cidades.

Raupp e Coelho devem viajar novamente à China neste ano. Eles acompanham o lançamento do satélite CBERS-3, previsto para as 11h do dia 10 de dezembro, no horário de Pequim (0h, em Brasília).

Durante a semana na China, a comitiva brasileira participa, segunda (4) e terça-feira (5), do Fórum para a Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, em Macau, com representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e Portugal. Na quinta (7), último dia de Raupp na Ásia, Temer visita o presidente Xi Jinping.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: Leitor veja como são feitas as coisas no Brasil. Alguém poderia me dizer se Sr. Michel Temer tem competência (mesmo bem assessorado, caso esteja) para liderar uma missão onde os temas são econômicos, comerciais e financeiros? Pelo que me consta ele é advogado e não economista. O leitor pode dizer: Mas Duda a contraparte chinesa será liderada pelo vice-primeiro-ministro chinês. Realmente, mas isso acontece porque o encontro foi direcionado dessa forma e se o Brasil tivesse decidido por enviar um servidor economista de alto escalão, a China daria a conotação de um encontro comercial e não político, aliás, como deveria ser desde o início num país sério. Mas não, quem não quer ir para China de graça, invés de ficar esquentando a poupança em Brasília e participando de eventos enfadonhos e cansativos dispensados pela presidentA petista DILMA ROUSSEFF? Não é mesmo senhor Michel Temer? Mas enfim, vamos mudar de assunto, pois coisas como essas me deixam muito revoltado e me lembra do que a minha vozinha costumava dizer: “A raiva meu neto só faz mal a quem sente”. Quanto a noticia acima, a única coisa que se aproveita (se for realmente verdade) é a informação (previsão) de que o CBERS-3 será lançado da China as 11:00 horas do dia 10/12. Já quanto ao resultado dessa reunião no que diz respeito a área espacial, ou seja,  o tal do “Plano Decenal” a ser assinado com a China durante o evento, teremos de esperar que o mesmo seja divulgado, para então podemos separar o joio do trigo, ou seja, o real da fantasia, mas em minha opinião uma coisa é certa leitor, o real não deve representar nem 20% do acordo.

Comentários

  1. As vezes eu paro nessas notícias e penso: "só pode ser piada".

    A alguns anos atrás, a indústria automobilística brasileira tinha muito mais importância que a chinesa.

    Vejam que hoje, a indústria automobilística chinesa passou de passagem pela brasileira, e luta de igual para igual com as grandes marcas européias e americanas.

    Os chineses podem se orgulhar hoje de ter marcas no ramo automobilístico genuinamente nacionais, já o Brasil, só possui um monte de montadoras enviando divisas para as suas matrizes.

    Falar em cooperação espacial nesse contexto, parece realmente piada.

    De MUITO mau gosto.

    VERGONHA !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário