Ecuador Lanzará Su Primer Satélite a Fin de Mes Desde China

Hola lector!

Sigue abajo una noticia publicada día (13/04) por el periódico ecuatoriano “El Norte.ec” destacando que Ecuador lanzará su primer satélite a fin de mes desde China.

Duda Falcão

Ecuador Lanzará Su Primer Satélite
a Fin de Mes Desde China

El Norte.ec
Sábado, 13 Abril 2013 - 15:01

Quito.- Ecuador lanzará al espacio su primer satélite fabricado en el país y lo hará desde China a fin de mes, informó hoy el presidente de Ecuador, Rafael Correa.

"A final de mes se lanza el primer satélite ecuatoriano y no un satélite comprado a un país extranjero, un satélite hecho en Ecuador" dijo Correa en su informe semanal de labores al apuntar que la iniciativa fue de la Agencia Espacial Civil Ecuatoriana (EXA), dirigida por el cosmonauta Ronnie Nader.

El pequeño aparato "Pegaso", un cubo de 10 por 10 centímetros, con paneles de 75 centímetros y un peso de 1,2 kilogramos, se lanzará el próximo 26 de abril a las 00.13 hora local de Ecuador, desde China, indicó Nader durante el informe de labores de Correa.

"Pegaso", que será lanzado a bordo de un cohete no tripulado, lleva una cámara de vídeo que enviará imágenes "en vivo" a una estación en tierra en Ecuador para emitirlas directamente por Internet.

"Pegaso" debía haber abandonado la atmósfera terrestre el 20 de noviembre, junto con 23 satélites de otros países.

No obstante, EXA informó de que el primer satélite de Ecuador solo estará en órbita en el primer cuatrimestre de 2013, debido a atrasos en la agenda de lanzamiento de cohetes en Rusia.

El despegue del vehículo de lanzamiento con el aparato ecuatoriano, bautizado "Pegaso", estaba inicialmente previsto para septiembre pasado, pero se pospuso debido a que otro satélite que debía ir en el mismo cohete no estaba listo.


Fuente: Website del periódico ecuatoriano “El Norte.ec” - http://www.elnorte.ec/ibarra.html

Comentário: Caro leitor, quando leio uma notícia como essa fico profundamente chateado, revoltado, extremamente frustrado com a estupidez de nossa classe política e a ignorância de nossa sociedade. Esse satélite como outros semelhantes da América Latina deveriam está sendo lançados agora pelo VLM-1 ou mesmo pelo VLS-1 se não fosse essa classe política de m... que temos nesse país de m... Gente, quando esse povo irá acordar? Estamos jogando o futuro do país pela janela, a Rússia vai investir pouco mais de 7 bilhões de dólares anualmente em seu Programa Espacial até 2020, a China já investe 4 ou 5 bilhões eu seu PB, a Índia investe de 1.3 a 1,5 bilhão no seu PB, a África do Sul se não me engano (mesmo tendo um Programa Espacial bem menor que o Brasileiro), já planeja altos investimentos em seu PB, e por ai vai, só para citar os países integrantes do BRICS. Enquanto isso, essa presidente de m... investe 800 milhões em um único estádio de futebol e boicota o nosso PEB e a ciência e Tecnologia do país como um todo, e ainda temos de ouvir do seu ministro de Ciência e Tecnologia a seguinte declaração sobre a possível perda do setor de R$ 1,6 bilhão com a nova divisão dos Royalties do Petróleo: "O entendimento da presidente Dilma Rousseff é que a área de ciência e tecnologia já está embutida na educação. "Para ela não tem divisão, é uma coisa só", disse Raupp. "É uma posição de governo, então eu apoio.". Ora Raupp, tenha dó, faça-me uma garapa. Vou parar por aqui. Aproveito para agradecer ao leitor Israel Pestana pelo envio dessa notícia.

Comentários

  1. Mais uma batalha na nossa "guerra das oportunidades perdidas".

    O mercado Sul americano existe e tende a ficar mais forte a cada dia.

    Lamentável o Brasil não tirar proveito de tantas possíveis vantagens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário