Estação do INPE em Cuiabá Comemora 40 anos

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (23/04) no site do “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que a Estação Cuiabá do INPE completou hoje 40 anos.

Duda Falcão

Estação do INPE em Cuiabá Comemora 40 anos

Terça-feira, 23 de Abril de 2013

O Brasil foi um dos primeiros no mundo a utilizar satélites para observação da Terra, ainda em 1973 quando a estação de recepção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) iniciou o rastreio e a obtenção dos dados do primeiro satélite de sensoriamento remoto, lançado no ano anterior pelos Estados Unidos.

A operação realizada na estação de Cuiabá (MT), que começou no dia 23 de abril de 1973 com o primeiro rastreio do ERTS-1, satélite da série Landsat, permite hoje ao Brasil comemorar 40 anos do recebimento de imagens que garantem a manutenção e o desenvolvimento de estudos e atividades de reconhecimento internacional, como os programas do INPE que monitoram o desmatamento na Amazônia e as queimadas em todo o país.

A Estação de Recepção e Gravação (ERG) de Cuiabá foi a terceira estação terrena instalada no mundo - a primeira foi nos Estados Unidos e a segunda, no Canadá. Atualmente, a estação de Cuiabá recebe dados dos satélites Landsat-7, Resourcesat-1, UK-DMC 2, Terra/Aqua e série NOAA.

Nesta estação, é realizado o rastreio diário de satélites, o recebimento de seus dados e a posterior entrega das informações brutas ao Centro de Dados de Sensoriamento Remoto (CDSR), localizado no INPE de Cachoeira Paulista (SP), onde as imagens são geradas e podem ser obtidas gratuitamente através da página www.dgi.inpe.br/CDSR

Instalação da antena de recepção de dados de
sensoriamento remoto em Cuiabá, em 1973
Estação de recepção de dados de satélite em Cuiabá


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a Estação de Cuiabá do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e aos seus servidores pelos 40 anos desse momento histórico, e ao mesmo tempo também pelo excelente trabalho prestado ao país nesse período. Gostaríamos de agradecer ao leitor Advailson Geraldo Pinto pelo envio dessa notícia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial