Brasileiros Participam de Olimp. Internacional de Astronomia

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (26/04) no site do “Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)” destacando que 5 estudantes brasileiros do ensino médio participarão da "7ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA)" que ocorrerá esse ano na cidade de Volos, na Grécia.

Duda Falcão

Brasileiros Participam de Olimpíada
Internacional de Astronomia

Ascom da OBA
26/04/2013 - 14:00

Cinco estudantes do ensino médio foram selecionados para representar o Brasil, este ano, na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A última fase do processo contou com a participação de 195 jovens de diversas regiões do país.

A 7ª IOAA ocorre entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, na cidade de Volos, na Grécia. O grupo será composto por alunos de São Paulo, Guarulhos, Bauru, todas no estado de São Paulo, e do Recife.

Os candidatos são selecionados pelas pontuações obtidas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior e recebem o material didático com todo o conteúdo que será abordado nas provas.

O processo foi realizado pelo astrônomo Jaime Fernando Villas da Rocha e teve a colaboração de um grupo de ex-alunos medalhistas que compõem o Corpo de Criação e Desenvolvimento (CCD) da OBA.

Olimpíada Nacional

A OBA, que já conta com quase 5 milhões de participantes, é destinada a alunos dos ensinos fundamental e médio. Em 2012, a olimpíada reuniu cerca de 800 mil estudantes e 64 mil professores de aproximadamente nove mil escolas das redes pública e particular de todo Brasil e distribuiu mais de 32 mil medalhas.

Segundo o coordenador nacional do projeto, João Canalle, a atividade é uma ferramenta de motivação aos estudantes, com o objetivo de despertar interesse pela astronomia. “As olimpíadas científicas surgem também com o intuito de atrair não só os jovens, mas também os futuros mestres em astrofísica, e instigá-los a seguir carreira na área de ciências espaciais”.

IOAA

A IOAA é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) e exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, que recebe apoio de diferentes setores da sociedade.



Fonte: Site do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentário: O Blog BRAZILIAN SPACE deseja toda sorte do mundo para os jovens representantes do Brasil. Estaremos torcendo por vocês.

Comentários