Alunos do ITA Criam Olimp. de Ciências Para a Rede Pública

Olá leitor!

Abaixo segue outra matéria publicada dia (24/04) no site “G1” do globo.com destacando que alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) criam Olimpíada de Ciências para alunos da Rede Pública de ensino.

Duda Falcão

VALE E REGIÃO

Alunos do ITA Criam Olimpíada de Ciências
Para Alunos da Rede Pública

Competição ocorre entre os dias 7 de junho a 2 de agosto nas escolas. 
Objetivo é contribuir com a educação básica, dizem organizadores.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
24/04/2013 - 10h57
Atualizado em 24/04/2013 - 11h11

(Foto: Divulgação/ITA)
Alunos do ITA criam competição para
estimular interesse pela educação
Um grupo de alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutia (ITA), de São José dos Campos (SP), promove a Olimpíada Catavento de Ciências (OCC). O projeto é destinado aos alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, de escolas públicas de todo o país.

A olimpíada, que será realizada entre os dias 7 de junho (1ª fase) e 2 de agosto (2ª fase), terá provas interdisciplinares, com conteúdos de astronomia, ciências físicas e biológicas e matemática, para o nível 1, e astronomia e astronáutica, biologia, física, matemática e química, para o nível 2. As provas serão realizadas nas próprias escolas inscritas.

A inscrição na competição deve ser feita por meio de cadastro das escolas, que pode ser realizado no site da OCC. O regulamento completo e mais informações sobre o projeto também estão disponíveis no site.

“Nosso principal objetivo é contribuir com a educação básica e melhorar as condições de ensino no nosso país”, disse o coordenador nacional da competição, Gabriel Ilharco Magalhães, de 17 anos. Segundo ele, a ideia surgiu após a experiência de dar aulas no curso preparatório dentro do próprio instituto, há três anos, voltado à alunos do 7º e 8º ano de escolas públicas. 

Chamado de Casdinho, o cursinho ajuda alunos da rede pública a ingressar no ensino médio do Colégio Juarez Wanderley, mantido pela Embraer, considerada uma das melhores escolas do país e com alto índice de aprovação no vestibular de universidades públicas. A escola de ensino gratuito tem um dos vestibulinhos mais concorridos da cidade.

O projeto do curso preparatório deu certo, e agora o grupo quer levar iniciativas de educação para o país. “Queremos fazer a cidade respirar educação e expandir para o Brasil”, afirma Gabriel. O aluno, que já participou e ganhou medalhas em olimpíadas nacionais, acredita que estes projetos contribuem para o estímulo à aprendizagem. “Cheguei a receber medalhas das mãos do ex-presidente Lula e vi que, quando eu ganhava, eu motivava também as pessoas ao meu redor”, diz.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário:  Bom, bom, muito bom mesmo. Por um lado demonstra que o ITA está realmente formando cidadãos e por outro, essa atitude dos alunos do ITA ajudam a popularizar as ciências junto a sociedade, ação essa fundamental para ajudar na luta pela formação de verdadeiros brasileiros para todas as áreas de nossa sociedade, inclusive e principalmente a área política, grande câncer na atual conjuntura do país. Sem educação de qualidade, jamais mudaremos esse quadro.

Comentários

Postar um comentário