MEC Esclarece Reportagem S/Bolsas de Estudo no Exterior

Olá leitor!

Utilizando-se do direito de resposta em relação à matéria Manobra do Governo Eleva Número de Programa de Bolsas no Exterior publicada ontem (23/04) no site do jornal “Folha de São Paulo” e postada no blog, o Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (24/04) a Nota de Esclarecimento abaixo no site do jornal.

Duda Falcão

Painel do Leitor

MEC Esclarece Reportagem Sobre
Bolsas de Estudo no Exterior

LETÍCIA TANCREDI
ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DE BRASÍLIA (DF)
24/04/2013 - 03h00

Em relação à reportagem Folha ("Governo maquia dados de bolsa de estudo no exterior", o Ministério da Educação esclarece:

1) O MEC não foi procurado pela reportagem da Folha para apresentar os dados do programa Ciência Sem Fronteiras, como exige o manual de redação do próprio jornal, o que evitaria informações e interpretações equivocadas.

2) Não é verdadeira a informação de que a Capes tenha dificuldades estruturais para cumprir o programa. Antes do CsF ser lançado, a Capes já concedia bolsas de estudos para as áreas e para as modalidades do referido programa, há 60 anos. Por exemplo, de 2006 a 2010 foram concedidas, no total, 26 mil bolsas nos programas tradicionais da CAPES em todas as área do conhecimento. Grande parte dessas bolsas eram em áreas vinculadas às atuais do CsF na França, Alemanha e Estados Unidos.

3) Desde o lançamento do programa em meados de 2011, todos os bolsistas que possuem o perfil e pertencem às áreas prioritárias do CsF são considerados como do CsF, uma vez que não faz sentido ter dois programas com o mesmo objetivo. Além disso, o programa CsF, fruto de financiamento público e privado, tem outros benefícios, como recursos para compra de material didático e computador, além de curso de idiomas. Não faria sentido tratamentos distintos, com a mesma exigência. Com este procedimento, estamos também ampliando as bolsas na área de Humanas. Portanto, é absurdo falar em maquiagem de dados.

4) Sobre a afirmação de que "até fevereiro, já haviam sido concedidas 22.646 bolsas do Ciência sem Fronteiras..." é preciso esclarecer que se trata do total de bolsas concedidas pela Capes e pelo CNPq, as duas instituições gestoras do CsF. A Capes concedeu até o dia 03.04.2013 um total de 11.767 bolsas no referido programa.

5) O Programa Ciência sem Fronteiras na pós-graduação não tem uma única porta de entrada, mas várias, como as chamadas tradicionais das agências, chamadas específicas para o CsF, acordos de cooperação com agências internacionais, institutos de ciência e tecnologia, além de chamadas especiais para áreas estratégicas com baixa demanda.

6) Por tudo isso, rejeitamos terminantemente a afirmativa do jornal de que há maquiagem dos dados. O programa tem amplo reconhecimento da comunidade acadêmica, científica e empresarial nacional e internacional. Está permitindo aos melhores estudantes brasileiros estudarem nos melhores centros universitários em mais de 35 países.


Fonte: Jornal “Folha de São Paulo” - 24/04/2013 

Comentários