Pesq. Brasileiros Publicam Artigo S/Discórdia Geométrica

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (16/04) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que pesquisadores brasileiros publicaram na revista norte-americana Physical Review Letters (PRL) artigo sobre Discórdia Geométrica.

Duda Falcão

Pesquisadores Brasileiros Publicam
Artigo Sobre Discórdia Geométrica

Ascom do CBPF
16/04/2013 - 18:12

Com um artigo publicado, no início deste mês, na revista norte-americana Physical Review Letters (PRL), um grupo de físicos brasileiros mostra os resultados de uma série de experimentos para caracterização e quantificação do emaranhamento – propriedade física essencial de sistemas quânticos e base de várias aplicações potenciais em computação e comunicação.

No trabalho, “Measuring bipartite quantum correlations of an unknown state” ("Medidas de correlações quânticas de estados desconhecidos bipartidos"), os autores avaliam correlações quânticas obtidas a partir da construção de um algoritmo para medir a chamada "discórdia geométrica", uma grandeza que detecta e quantifica tais correlações, mesmo em estados térmicos. O grupo reúne pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, do Departamento de Matemática da Universidade de Nottingham e do grupo de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), onde foram feitos os experimentos. O algoritmo foi implementado no laboratório de RMN do CBPF, em um sistema contendo duas unidades de informação quântica.

Desde 2010, quando foi instalado no CBPF, o equipamento de RMN, adquirido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), tem permitido progressos no desenvolvimento da técnica e fortalecido a produção científica do grupo brasileiro. Os avanços experimentais no campo do processamento quântico, objeto de dois outros artigos publicados na PRL, foram tema também de um volume, publicado em outubro, da Philosophical Transactions A, revista da academia britânica de ciências, a Royal Society.



Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) 

Comentários