Site Brasileiro Vai ao Espaço em Satélite da NASA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (23/02/2011) no site “Inovação Tecnológica” destacando que site brasileiro vai ao espaço em satélite da NASA.

Duda Falcão

Espaço

Site Brasileiro Vai ao Espaço
em Satélite da NASA

Redação do Site Inovação Tecnológica
23/02/2011

Esta é a primeira vez que um site brasileiro participa do
programa de divulgação científica da NASA.[Imagem: NASA]

Site Brasileiro no Espaço

Quando o satélite espacial Glória (Glory) subir ao espaço nesta semana, ele estará levando consigo uma pastilha de silício onde está gravado o nome do Site Inovação Tecnológica - www.inovacaotecnologica.com.br.

A iniciativa é parte do programa de divulgação científica da NASA, cujo principal objetivo é engajar estudantes e o público em geral nas missões espaciais, fomentando o interesse pelos aspectos científicos das missões e despertando o interesse pela ciência em geral.

É a primeira vez que um site brasileiro participa do programa.

A inscrição brasileira foi submetida assim que o satélite Glória foi incluído no programa de divulgação científica, em Setembro de 2008, tendo sido aceita em 04 de Dezembro de 2009.

O Site Inovação Tecnológica é o maior site de divulgação científica em língua portuguesa, no ar há quase 12 anos e reconhecido por meio de links de centenas de instituições de ensino do Brasil e do exterior, incluindo todas as principais universidades brasileiras.

O material divulgado pelo Site Inovação Tecnológica já foi tema de oito vestibulares e está presente em 54 livros didáticos editados para uso nas escolas brasileiras neste ano de 2011 - foram mais de duas centenas de livros didáticos desde que o site entrou no ar.

O satélite Glória vai se juntar a uma frota de
satélites de monitoramento ambiental,
chamada A-Train, formada por sete
satélites, cada um dos quais voltado a
um aspecto específico da climatologia.
[Imagem: NASA]
Satélite Glória

A principal missão do satélite Glória é estudar o sistema climático da Terra, desvendado o papel representado pelos aerossóis presentes na atmosfera e mensurando a influência da radiação solar sobre o clima.

O satélite possui dois instrumentos científicos principais.

O primeiro é um detector de aerossóis, chamado APS (Aerosol Polarimetry Sensor), que irá detectar informações sobre essas micropartículas, incluindo formato, composição e capacidade de reflexão da luz.

O segundo instrumento é um medidor da luz solar, chamado TIM (Total Irradiance Monitor), que irá monitorar as variações na atividade solar detectando a quantidade de energia que chega à camada superior da atmosfera da Terra.

O satélite Glória vai se juntar a uma frota de satélites de monitoramento ambiental, chamada A-Train, formada por sete satélites, cada um dos quais voltado a um aspecto específico da climatologia.

A duração prevista da missão científica do satélite Glória é de 30 anos.


Fonte: Site Inovação Tecnológica

Comentário: Gostaria de agradecer de público ao professor Marcos Luna do Núcleo Tecnológico do Agreste (NTA) pelo envio desta notícia.

Comentários

  1. Olá Duda!!!
    Ao presenciar seu agradecimento ao professor Marcos Luna, achei por bem divulgar algo que muito interessante a todos.

    Embora não o conheça pessoalmente, a muito tempo acompanho os trabalhos deste grande incentivador da cultura e tecnologia espacial no Brasil, e sua luta para enaltecer seu estado e toda região do Norte e Nordeste do país.

    Meus parabéns ao professor Marcos Luna, que embora não tenha apoio do governo, usa de meios próprios para conduzir seus magníficos trabalhos.

    Wagner"Coyote"Britto.

    http://www.youtube.com/watch?v=rbIYbdkJXgs&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Olá Wagner!

    Realmente o professor Marcos Luna vem fazendo um grande trabalho com jovens estudantes pernambucanos. Não o conheço pessoalmente ainda, mas terei esse prazer agora no final de abril quando irei a Recife para receber a Comenda Científica "Dr. Samuel Cunha Filho" das mãos da cientista brasileira da NASA, Dra. Rosaly Lopes.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  3. Prezado Duda

    Gostaria de agradecer ao Wagner Coyte como também dizer que apesar de não conhecer ele pessoalmente sou fã já a muito tempo de seu trabalho com foguetes experimentais no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Gratificante ver brasileiros empenhados com a ciência e cultura ajudando assim erradicar a síndrome de vira latas que habita por aqui.

    Parabéns Duda Falcão pelo merecido prêmio e reconhecimento.

    Wagner"Coyote"Britto.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Wagner!

    Fiquei sensibilizado com o prêmio, apesar de achar que seria mais justo se o mesmo fosse entregue a realizadores como você, como o José Miraglia, como o Oswaldo Loureda, como o Sergio Cabral Cavalcanti da SpaceMETA e o próprio professor Marcos Luna. Entretanto, o prêmio é o reconhecimento do trabalho de divulgação que venho tentando realizar em prol das atividades espaciais e de suas ciências correlatas no Brasil.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  6. Em Tempo
    Prezado Duda
    Gostaria de informar que na 1ª edição da Comenda Cientifica Dr. Samuel Cunha Filho em 04/11/2007 foram entregues varias comendas e entre estas pessoas estavam o pesquisador Oswaldo Loureda, o professor José Félix Santana da UFRPE, todos do Inovador Instituto Prado Lone de Londrina entre varias entidades, professores e cientistas.
    http://www.youtube.com/watch?v=RF9jWaJ4lFw
    Gostaria de aproveitar de publico e convidar a também receber a Comenda Cientifica Dr. Samuel Cunha Filho as seguintes personalidades:
    Wagner Coyote Brito
    José Miraglia
    Sergio Cabral Cavalcanti

    Marcos Luna ( nucleotagreste2005@gmail.com )
    Coordenador
    NTA- Núcleo tecnológico do agreste e Centro de ciência e Tecnologia Drª Rosaly Lopes

    ResponderExcluir
  7. Olá professor Luna!

    Sendo assim professor, o senhor estaria reunindo um time de peso e de realizadores que certamente farão história nas atividades espaciais deste país nos próximos anos. Seria interessante que o senhor os convidasse oficialmente via e-mail, e para tanto estarei lhe passando o e-mail de cada um deles em breve.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  8. ola PROFESSOR MARCOS LUNA, parabéns pelo seu trabalho apesar de ter muito trabalho para ser aprovado,mais conseguiu e esta na luta.eu sou ADAUTO de Bezerros que nos conhecemos na Afabe junto com nosso amigo Paulo. parabéns amigo e tudo de bom para você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário