INPE Se Mantém Como a Instituição Mais Acessada na Web

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (18/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o instituto se mantem como a instituição brasileira de pesquisa mais acessada da web.

Duda Falcão

INPE Se Mantém Como a Instituição
Brasileira de Pesquisa
Mais Acessada na Web

18/02/2011

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) é a instituição brasileira melhor classificada no ranking organizado pelo Cybermetrics Lab do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha, que relaciona as mais acessadas na web entre milhares de instituições científicas do mundo todo.

O INPE tem sido apontado seguidamente entre os 50 primeiros da lista e na liderança entre os órgãos brasileiros no "Ranking Web of World Research Centers", que é atualizado duas vezes ao ano.

Na primeira edição de 2011, o INPE figura na 38ª colocação. Nos três primeiros lugares estão, respectivamente, o National Institutes of Health, a National Aeronautics and Space Administration (NASA) e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), dos Estados Unidos. A Embrapa é a segunda instituição brasileira melhor colocada e aparece em 50º.

Confira a classificação geral:

O Cybermetrics Lab se dedica à análise quantitativa do conteúdo na Internet, especialmente os relacionados com os processos de geração e comunicação de conhecimentos acadêmicos. Usando métodos quantitativos, o Cybermetrics Lab aplica indicadores que permitem medir a atividade científica na web. O objetivo do levantamento é motivar e reforçar o papel dos institutos de pesquisa como produtores e fornecedores de conteúdo de qualidade disponível gratuitamente na web.

MCT

O ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante parabenizou o INPE pelo resultado no Ranking Web of World Research Centers. “No momento em que o governo brasileiro empreende um grande esforço de fortalecimento das instituições de ciência, tecnologia e inovação, é motivo de grande alegria tomar conhecimento de que um dos institutos pertencentes ao Ministério da Ciência e Tecnologia esteja entre os indicados”, afirmou Mercadante em mensagem dirigida ao INPE.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite