CNPq Inscreve para Bolsa de Doutorado na Alemanha

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (24/02) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançam um programa de bolsa de doutorado na Alemanha em todas as áreas do conhecimento.

Duda Falcão

CNPq Inscreve para Bolsa de
Doutorado na Alemanha

24/02/2011 – 15:20

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançam um programa de bolsa de doutorado na Alemanha.

O Programa objetiva a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre os dois países. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização do doutorado integral, do duplo doutorado ou do doutorado sanduíche na Alemanha. São concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento.

A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do Programa. A distribuição das bolsas pelas agências, aos candidatos aprovados, é estabelecida de acordo com os critérios de cada agência, que possui uma quota de bolsas e diferentes critérios para sua concessão. Após a seleção, o bolsista aprovado deve se orientar pelas normas da Agência que financiará sua bolsa.

O Programa prevê curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via internet até o dia 3 de março.

Veja aqui o edital


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Você que quer trabalhar do setor espacial, está ai a sua grande oportunidade, o Brasil precisa de você. Esse edital é para qualquer área do conhecimento, portanto também vale para engenharia aeroespacial, e a Alemanha que é o país do German Aerospace Center (DLR), tem diversas universidades que oferecem esse curso. São elas: FH Aachen, RWTH Aachen University, Technical University of Berlin (TU Berlin), Technical University of Brunswick, TU Darmstadt, TU Dresden, Munich University of Technology, Munich University of Applied Sciences, Bundeswehr University of Munich (Universität der Bundeswehr München), e University of Stuttgart. Assim sendo vá luta e boa sorte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Ouviu o Barulho no Céu? Entenda o Fenômeno Que Assustou os Brasileiros no Último Final de Semana

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro