Info EXAME Destaca Projeto do Satélite de Ubatuba
Olá leitor!
Segue abaixo uma pequena nota publicada na edição deste mês (fevereiro) da revista “Info EXAME” destacando o projeto do satélite educativo que está sendo desenvolvido por estudantes de Ubatuba (SP).
Duda Falcão
UBATUBA Vai Para O Espaço
Felipe Zmoginski
Do INFO Online
Estados Unidos, Rússia, União Européia e China que se cuidem, porque a corrida espacial vai ganhar mais um participante: a cidade paulista de Ubatuba. O professor de matemática Candido Osvaldo de Moura, da escola pública Tancredo Neves, está coordenando a montagem de um satélite com um grupo de estudantes. Ele captou recursos de comerciantes locais e comprou um kit educativo, o TubeSat, vendido pela empresa americana Interorbital por 8000 dólares. Seus alunos, com idade entre 14 e 15 anos, trabalham agora na programação dos quatro circuitos eletrônicos que vão controlar o satélite. “Pedi ajuda ao INPE e a uma empresa de robótica para desenvolver o software”, diz. Quando for lançado, no segundo semestre, o satélite vai emitir uma gravação que poderá ser capitada por radioamadores. A mensagem ainda não foi definida, mas, para Moura, isso não importa. “O satélite é só um pretexto para despertar o desejo dos jovens por programação, matemática, astronomia e robótica”, diz.
Veja a nota da revista Info EXAME
(clique em cima da foto para aumentar)
SUGESTÃO A SECRETÁRIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO DE SJC
Como São José dos Campos é o grande centro de desenvolvimento do setor aeroespacial brasileiro, gostaria de sugerir a Prefeitura Municipal desta cidade, através da “Secretária Municipal de Educação” que busque uma parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para a criação de um programa de desenvolvimento de satélites educacionais nas escolas do município, como ocorreu no exemplo dado pelo professor Candido Osvaldo de Moura da cidade de Ubatuba.
Não podemos continuar aguardando que nossa desorientada agência espacial tome a iniciativa e a atitude, já que lhes faltam visão e o dinamismo necessário para conduzir a revolução que este setor necessita, principalmente na área de educação.
Se essa iniciativa for tomada pela prefeitura de São José dos Campos, cidade berço do desenvolvimento do setor de alta tecnologia e da área aeroespacial do país, poderá servir como exemplo motivador para outras secretárias municipais de educação de todo o Brasil.
Duda Falcão
Fonte: Revista Info Exame - Fevereiro de 2011
Comentário: Gostaria de agradecer de público ao leitor do blog Ricardo Melo pelo envio dessa nota da Info EXAME.
Super interessante este projeto, idealizado por este professor, quem sabe daqui uns 10 anos estes alunos que hoje estão com 11 anos não se tornem futuros Engenheiros Aeroespaciais que serão de suma importância pro PEB.
ResponderExcluirAgora vendo esta imagem da EXAME, me aguçou a curiosidade desse lançador.
Será que é da própria Interorbital ?
Qual será sua capacidade ?
Abs.
Olá Ramir!
ResponderExcluirVejo que não tem acompanhado as notas do blog com relação a este projeto. Veja bem, o lançador é sim da Interorbital, mas para mais informações, procure ler a nota: "Satélite de Ubatuba, Maiores informações". É só colocar este título em "Pesquisa no Blog" que fica na coluna da esquerda. Tá ok amigo?
Abs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)
Peço desculpas publicamente ao Duda Falcão e aos leitores do blog, pelo scan que não ficou certinho. Infelizmente a revista em duas paginas não ajudou.
ResponderExcluirNão tem problema não Ricardo, agradecemos a você pela colaboração e pela atenção.
ResponderExcluirAbs
Duda Falcão
(Duda Falcão)