Brasil Participa de Competição de Robótica nos EUA

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (17/02) no site do jornal “Diário de Taubaté”, destacando que uma equipe de alunos da “Escola Técnica Professor Everardo Passos” irá participar entre os dias 03 e 05 de março de um campeonato internacional de robótica da FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) nos EUA.

Duda Falcão

Equipe da ETEP Faz Últimos Ajustes
para Enviar Robôs para os EUA

17/02/2011

Depois de 38 dias trabalhando em ritmo só previsível em grandes competições um grupo de jovens brasileiros dos cursos técnicos da ETEP (Escola Técnica Professor Everardo Passos) que optou por unir o espírito esportivo ao desenvolvimento tecnológico finalizou os dois robôs que serão embarcados nesta sexta-feira para os EUA, para disputar o campeonato internacional FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). No dia 8 de janeiro o time recebeu as regras da competição e passou a atuar de 8hàs22h, inclusive sábados e domingos, pois a equipe da ETEP irá participar na regional de New Jersey, entre os dias 3 a 5 de março. Os jovens seguem no dia 27 de fevereiro para New Jersey e lá darão os últimos ajustes nos robôs para enfrentar equipes de grandes empresas como a NASA e General Motors.

A Judy, um robô humanóide, que não irá viajar, já está pronta e com características cada vez mais humanas. Ela faz parte de um dos prêmios mais importantes da competição que é o Charman’s Award, e é uma personagem em peça teatral que vai às escolas e entidades assistenciais para mostrar às crianças e jovens que a tecnologia está mais próxima do que qualquer um possa imaginar. O objetivo principal desta peça é difundir a ciência e tecnologia.

Os jovens estudantes, numa batalha contra o tempo, como manda uma boa disputa esportiva, conseguiram elaborar mecanismos e estratégias e vibram com entusiasmo de alcançar bons resultados nesta competição. Para este ano, eles desenvolvem dois robôs: o principal com peso limite de até 54 quilos, que formará a equipe para enfrentar adversários em campo e o “minibot” um robô de até 6 quilos que terá a missão de escalar uma barra.

Formação

Esta será a oitava participação do time da ETEP nesta disputa internacional, na qual já acumularam troféus de conquistas nas diferentes áreas da competição. Para este ano, mais de 60% da equipe foi renovada com alunos selecionados pelo GERA (Grupo de Estudos de Robótica Autônoma) criado em 2004 com o intuito de formar na escola uma comunidade de estudos sobre robótica composta por alunos dos cursos técnicos da ETEP. A idéia surgiu com um grupo de professores, colaboradores (engenheiros da Johnson & Johnson) e ex-alunos que visavam estudar conceitos da robótica móvel aplicados ao FIRST disputado anualmente no EUA.

Dedicação

A disputa FIRST tem como princípio a formação do espírito de equipe no campo profissional, assim, a primeira iniciativa foi formar os quatro grupos que compõe o time da ETEP: imagem, eletrônica, mecânica e programação de robótica. Os principais ideais que estimularam o americano Dean Kamen, em 1989, a criar o FIRST foram promover valores como autoconfiança, trabalho em equipe, determinação e inspirar o interesse e a liderança nas áreas de Ciência e Tecnologia. Isto é alcançado em uma forma de competição que é disputada com equipes de 10 países o que representa cerca de 3 mil times de todos os continentes.


Fonte: Jornal Diário de Taubaté

Comentário: O blog "BRAZILIAN SPACE" deseja sucesso a equipe de Taubaté. Representem bem o Brasil. Sucesso a todos vocês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite