Vídeo Produzido Pelo INPE Mostra Desastre no Rio

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (07/02) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que vídeo produzido pelo INPE mostra desastre em Nova Friburgo.

Duda Falcão

Baseado em Imagem de Satélite,
Vídeo Produzido no INPE
Mostra o Desastre em Nova Friburgo

07/02/2011

Os deslizamentos causados pelas chuvas em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, podem ser melhor observados no vídeo produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) a partir de imagem de satélite aplicada sobre um modelo que confere perspectiva 3D.


Chamada pelos especialistas de DEM (sigla em inglês para Modelo Digital de Elevação), a técnica, que reproduz a distribuição espacial das características do relevo, permite um “vôo virtual” sobre a região. Neste vídeo, foi utilizado o modelo DEM disponível no Google Earth e a primeira imagem sem a interferência de nuvens após o desastre, obtida no dia 20 de janeiro pelo satélite de alta resolução GeoEye. A imagem GeoEye processada e analisada pelos técnicos do Instituto foi fornecida pela United States Geological Survey (USGS) via International Charter Space & Major Disasters, um consórcio que reúne instituições e agências espaciais do mundo todo, entre elas o INPE.

Imagens

O INPE apresentou na semana passada um conjunto de imagens que deve auxiliar os trabalhos da Defesa Civil do Rio de Janeiro. Nestas imagens de alta resolução é possível ver detalhes dos deslizamentos causados pelas chuvas intensas. Assim que ocorreu a tragédia na região serrana, técnicos do INPE começaram o processamento e a análise de dados de satélites que possam auxiliar nos trabalhos de recuperação. Um lote de imagens de média resolução foi entregue à Defesa Civil apenas uma semana depois ao desastre. As imagens de alta resolução, que devem orientar o trabalho de campo da Defesa Civil, foram entregues na última quarta-feira (2/2).

Em formato menor, para download, algumas destas imagens estão disponíveis na página:



Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários