Expansão da Base de Alcântara Enfrenta Impasse

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota que postada dia (17/02) no site “G1” do globo.com destacando que a expansão da “Base de Alcântara” enfrenta impasse com as comunidades quilombolas.

Duda Falcão

Brasil

Expansão da Base de Alcântara
Enfrenta Impasse com Quilombolas

Grupo questiona obras para ampliar Alcântara
e diz que projeto não beneficia comunidade local

BBC
17-02-2011 - 13h06

Quilombolas se queixam de projeto de expansão de Alcântara. A base de Alcântara, no norte do Maranhão, tem outro desafio além de fazer um lançamento bem-sucedido do foguete ucraniano Cyclone-4, previsto para 2012: os planos governamentais de expandir a base para projetos futuros esbarram nas comunidades de estimados 2 mil quilombolas que vivem na região.

Segundo Servulo de Jesus Moraes Borges, representante do Movimento dos Afetados pela Base de Alcântara (MABE), o caso está em debate em uma câmara de conciliação, sem previsão de conclusão.

Se aprovados, os planos de expansão podem dobrar o tamanho da base, que atualmente tem cerca de 8,5 mil hectares.

Borges disse que seu movimento 'não aceita o avanço dentro das áreas dos quilombolas, porque se criariam precedentes políticos'.

Segundo ele, os quilombolas ficam atualmente apenas com os 'subempregos de pouca qualificação' oferecidos pela base. 'O projeto não beneficia a comunidade local, faltam investimentos em educação e em qualidade de vida', disse à BBC Brasil.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Ganem, aposta no bom relacionamento com os quilombolas e afirmou que essas comunidades 'deverão ser tratadas como clientes prioritários'.

'A população encontrou um colaborador no programa espacial brasileiro', disse. A previsão é de que o lançamento do foguete Cyclone-4, preparado em parceria entre Brasil e Ucrânia, ocorra com a base de Alcântara nas atuais dimensões.


Fonte: Site G1 do globo.com

Comentário: Ninguém é contra a expansão da Base de Alcântara senhor Ganem. A verdade é que mesmo o povo humilde dessa região já se cansou de promessas. O que essa gente quer legitimamente é ação por parte do governo. Quer mudar isso? Comece a construir escolas, investir em saneamento e saúde, buscar soluções que aumentem a possibilidade de renda desse povo e deixe o papo furado de lado. Se fizer assim, verá que a negociação será muito mais fácil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite