Brasil e Itália Discutem Instrumentos para Satélite


Olá leitor!

Segue abaixo uma noticia postada hoje (09/06) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que especialistas italianos estão no instituto para discutir os instrumentos científicos da “Missão MIRAX” que será incluída a bordo do satélite LATTES-1.

Duda Falcão

Brasileiros e Italianos Discutem Parceria

na Área de Astronomia Espacial


10-06-2010

Delegação italiana de especialistas em Astrofísica está no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para discutir os instrumentos científicos do MIRAX (Monitor e Imageador de Raios X). Primeira missão astronômica espacial brasileira – a bordo de um satélite - o MIRAX é destinado ao estudo do centro da galáxia e seus objetos, como buracos negros e estrelas de nêutrons.

Além da câmara imageadora de raios X desenvolvida no Brasil, pelo INPE, o MIRAX pode ser composto ainda por mais dois instrumentos, estes italianos. Participam das reuniões com os astrofísicos e engenheiros espaciais do INPE especialistas do INAF (Istituto Nazionale di Astrofisica), do IASF (Istituto di Astrofisica Spaziale e Fisica Cosmica) e da Universidade de Ferrara.

Segundo João Braga, vice-diretor do INPE e coordenador do MIRAX, a parceria pode envolver ainda formação de pessoas, com o intercâmbio científico entre o INPE as instituições italianas. “O projeto já conta com o apoio da ICRANet, uma rede internacional de grupos de pesquisa nas áreas de Relatividade, Cosmologia e Astrofísica. Os dados gerados pela missão MIRAX serão utilizados pelos pesquisadores brasileiros e também serão importantes em termos de cooperação científica internacional”.

O MIRAX estará a bordo do LATTES, um satélite científico desenvolvido pelo INPE e com lançamento previsto para 2014, que atenderá não só aos objetivos astronômicos do MIRAX como também a missão EQUARS, esta voltada para estudos na baixa, média e alta atmosfera e ionosfera na região equatorial. No caso da missão MIRAX, o objetivo é realizar um levantamento sem precedentes do comportamento espectral e temporal de um grande número de fontes transientes de raios X em escalas de tempo de horas a meses.

“Essas fontes de raios X apresentam comportamento variável no tempo e precisam de instrumentos que observem um grande número de fontes pelo máximo de tempo possível. Os emissores de raios X estão geralmente associados à presença de objetos compactos remanescentes de estrelas (buracos negros, estrelas de nêutrons e anãs brancas) e, em muitos casos, manifestam-se através de gigantescas explosões cósmicas”, explica João Braga.

Os instrumentos do MIRAX estão sendo desenvolvidos no INPE, em cooperação com outras instituições do Brasil, como USP, UFRN e UFRS, e do exterior, como Universidade da Califórnia e MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos, e Universidade de Tuebingen, da Alemanha, entre outras. Com o lançamento do MIRAX, o Brasil obterá dados sobre importantes classes de objetos astrofísicos e poderá dar significativa contribuição ao conhecimento humano acerca do universo.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Ficamos felizes quando nos chega uma notícia como esta principalmente quando se percebe através da mesma que esse processo esta sendo conduzido por gente da área, pessoas competentes que sabem o que fazem e acreditam no seu trabalho, sem a presença dos burrocratas, políticos e sangue sugas que militam de tempos em tempos nos bastidores do PEB. Infelizmente isso é momentâneo e cedo ou tarde eles vão aparecer para atrapalhar, esteja certo disto leitor. A Missão MIRAX é a primeira missão brasileira na área de Astronomia Espacial que foi aprovada pelo governo e já consta inclusive do atual PNAE, mas como sendo um pequeno satélite do "Programa de Satélites Científicos". Posteriormente junto com o Satélite EQUARS que também fazia parte desse programa, o MIRAX foi transformado numa missão a ser incluída num novo satélite científico chamado LATTES-1. No entanto, essa não foi à primeira iniciativa brasileira nessa área. Esse título cabe a Missão francesa CoRoT (ainda está em andamento), que contou com a participação de pesquisadores brasileiros em seu desenvolvimento. Além disso, como o blog vem divulgando, atualmente está em curso uma luta por parte de um grupo de pesquisadores brasileiros para que o governo aprove uma missão conjunta com os russos para um asteróide próximo da terra, ou seja, a Missão ASTER. Vamos aguardar os acontecimentos.

Comentários