Nações Unidas no INPE: o Uso do Espaço em Benefício da Humanidade

Caro leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (31/07) no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que a Diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA), Simonetta Di Pippo, estará no instituto na tarde desta quinta-feira (02/08) para promover o uso da ciência e tecnologia espacial em benefício da humanidade.

Duda Falcão

NOTÍCIA

Nações Unidas no INPE: o Uso do
Espaço em Benefício da Humanidade

Por INPE
Publicado: Jul 31, 2018

Diretora do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior (UNOOSA), Simonetta Di Pippo promove o uso da ciência e tecnologia espacial para o desenvolvimento sustentável e o combate a desastres naturais, entre outras questões que desafiam a humanidade e a preservação do planeta.

Na tarde desta quinta-feira (02/08) Di Pippo estará no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), onde será recebida pelo diretor Ricardo Galvão e falará sobre a “agenda 2030” da UNOOSA, que reúne estratégias e políticas de cooperação internacional para o uso pacífico do espaço.

Simonetta Di Pippo supervisiona o Programa das Nações Unidas sobre Aplicações Espaciais. Antes de ingressar na UNOOSA em 2014, dirigiu o Observatório Europeu de Políticas Espaciais e também atuou como diretora de Voos Espaciais Humanos da Agência Espacial Europeia de 2008 a 2011. Foi diretora de Observação do Universo na Agência Espacial Italiana de 2002 a 2008, onde iniciou sua carreira em 1986.

Um asteroide foi nomeado "Dipippo" pela União Astronômica Internacional em homenagem à diretora da UNOOSA, que é mestre em Astrofísica e Física Espacial. Di Pippo também recebeu o título de Doutora Honoris Causa em Relações Internacionais pela John Cabot University, na Itália, onde foi condecorada pela Presidência da República. 

A visita às instalações do INPE encerra a programação no Brasil da diretora das Nações Unidas, que nesta semana também esteve em Brasília e conheceu a Base de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: A UNOOSA da ONU está de parabéns por lutar por este objetivo nada fácil, graças à falta de uma maior consciência planetária. Outra coisa leitor, note o currículo desta senhora Simonetta Di Pippo (não pelos cargos que assumiu e sim pelas suas realizações nas diversas instituições onde passou) e compare com o currículo do Sr. Braga Coelho, presidente desta piada chamada carinhosamente pela comunidade espacial pelo apelido de Agencia Espacial de Brinquedo (AEB). É uma vergonha, e hoje este Órgão que já vinha perdendo importância política desde que saiu da competência da Presidência da República, e passou para o antigo MCT (hoje o monstrengo MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), na atual gestão desastrosa desse incompetente não passa de um simples departamento deste ministério com status fictício de uma agencia, e a cada dia que passa a vender fantasias para Sociedade Brasileira, coisa que o Sr. Braga Coelho sabe fazer muito bem. Aproveitamos para agradecer a nossa leitora Mariana Amorim Fraga pelo envio desta notícia.

Comentários