FAB Realiza Primeira Reunião do Grupo de Trabalho sobre o Projeto Capornis-1

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (07/08) no site da Força Aérea Brasileira (FAB), destacando que a FAB realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre o “Projeto Capornis-1”.

Duda Falcão

ESPAÇO

FAB Realiza Primeira Reunião do Grupo
de Trabalho sobre o Projeto Capornis-1

O Carponis-1 é o primeiro satélite brasileiro de
sensoriamento remoto de alta resolução espacial

Por Tenente João Elias
Revisão: Major Alle
Edição: Agência Força Aérea
Publicado: 07/08/2018 - 15:50

Fotos: Sargento Johnson

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta terça-feira (07), em Brasília (DF), a primeira reunião geral do Grupo de Trabalho (GT) sobre o Projeto Carponis-1. O GT é composto por militares de diversas Unidades da FAB que formam as equipes técnica, industrial, logística, de apoio e conceitual.

O Carponis-1 é o primeiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto de alta resolução espacial e faz parte das constelações do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), que integra o Programa Espacial Brasileiro. Ele tem capacidade de gerar imagens coloridas com resolução igual ou menos a um metro, ou seja, com mais qualidade, nitidez e precisão, em comparação com as imagens providas pelo satélite sino-brasileiro, o CBERS-4, que pode somente prover imagens em preto e branco com resolução máxima de cinco metros. A previsão é que o satélite seja colocado em órbitra até 2022.

"A composição inicial do grupo tem como objetivo utilizar a expertise de profissionais que vão ajudar nos trabalhos futuros. A partir de agora vai ser executado um conjunto de ações até agosto do ano que vem para que ocorra a fase de contratação da missão inicial do Carponis", destacou o Coordenador do GT, Coronel Aviador Cláudio Olany Alencar de Oliveira, da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE).


No âmbito da Defesa e Segurança, o satélite proverá o apoio de inteligência nas operações militares em território nacional e internacional, sobretudo, com a identificação e monitoramento constante das áreas utilizadas para práticas ilícitas, como as áreas de fronteira e de alta criminalidade nos grandes centros urbanos. Já como exemplos de utilização por outros órgãos governamentais, destacam-se o monitoramento e a fiscalização mais precisa de áreas de desmatamento, o aumento da produção agrícola e o apoio à fiscalização fundiária.

"O Carponis-1 tem, desde o seu início, o aspecto dual, por isso o aplicamos em outras atividades que não sejam da Defesa e, podendo auxiliar, por exemplo, o Ministério da Agricultura, o Ministério da Saúde, entre outros ministérios que se beneficiam desse projeto", ressaltou o Presidente da CCISE, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar.


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB) - http://www.fab.mil.br

Comentário: Sinceramente leitor eu gostaria mesmo de acreditar que o desenvolvimento deste satélite será feito no Brasil, mas o exemplo que temos nos leva a acreditar que este desenvolvimento deverá ser entregue a tal VISIONA, e por ela a alguma empresa estrangeira, talvez até mesmo a Thales. Enfim...

Comentários