Brasil e EUA Avançam em Acordos Bilaterais no Setor Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo a nota oficial postada ontem (14/08) no site do Ministério da Defesa (MD) tendo como destaque a visita oficial do Secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), James Mattis, a este ministério e ao Brasil.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Brasil e EUA Avançam em Acordos
Bilaterais no Setor Espacial

Assessoria de Comunicação (Ascom)
Publicado: Terça, 14 de Agosto de 2018, 10h53
Ministério da Defesa
61 3312-4071

Brasília, 13/08/2018 – O ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, recebeu, na segunda-feira, visita oficial do secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), James Mattis, que iniciou hoje uma agenda de cooperação com países da América Latina.

Durante o encontro, o ministro Silva e Luna tratou com o secretário norte-americano de questões de interesse do Brasil, como a cooperação em Cibernética, com destaque para o treinamento de militares e para o intercâmbio de boas práticas, além de avanços para um entendimento comum da necessidade de troca de informações voltadas ao combate de crimes transfronteiriços.

Os representantes da Defesa do Brasil e dos EUA também conversaram sobre avanços nas relações de cooperação militar entre os dois países, tais como o Acordo na Área de Informações Tecnológicas (Master Information Exchange Agreement – 2017); e o Acordo de Apoio Logístico e Serviços (Acquisition and Cross-Servicing Agreement – 2018).

Foto: Alexandre Manfrim/MD

Eles também trataram do Acordo Quadro para uso pacífico do Espaço Exterior, e sobre a recente assinatura, por parte da Força Aérea Brasileira, do Acordo de Consciência Situacional do Espaço (Space Situational Awareness).

O ministro Silva e Luna explicou que o encontro também tratou da união de esforços em torno da assinatura de acordos importantes, como o Acordo de Salvaguardas Tecnológica para uso do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

“Foi um encontro bastante proveitoso, particularmente para alinharmos algumas percepções sobre o que pensamos de Defesa nesta parte do continente americano”, destacou o ministro. Silva e Luna também conversou com o secretário norte-americano sobre a importância do Acordo de Pesquisas, Desenvolvimento, Testes e Avaliações (RDT&E) e sobre o Acordo para o Intercâmbio de Cientistas e Engenheiros (ESEP).

Também participaram do encontro os comandantes da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira, da Força Aérea, brigadeiro Nivaldo Rossato, o chefe do Estado Maior-Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, e, representando o comandante do Exército, o general Walter Braga Netto.


Fonte: Site Ministério da Defesa - http://www.defesa.gov.br/

Comentário: Bom leitor peço a você que leia com bastante atenção essa nota, pois a mesma cita que a FAB assinou recentemente um tal de “Acordo de Consciência Situacional do Espaço (Space Situational Awareness)”. Com o perdão da palavra, que diabo é isso? Enfim... uma hora toda essa história com os americanos haverá de ser esclarecida para sociedade brasileira. Só resta torcer para que esse caras não tenham entregue a nossa soberania e liberdade para o TIO SAM .

Comentários

  1. Não deve ter entregue, não. Certamente antes de entregar ouviremos toda a turma do nacionalismo infantil achando que não deu ceeto nos últimos 20 anos no CLA, mas com certeza "agora vai".

    ResponderExcluir
  2. Duda, pode estar relacionado com as manobras perigosas que satélites russos e chineses têm feito. Parece que eles querem pôr em órbita satélites cuja função seja, em caso de guerra, de se colidir com satélites militares e de comunicação. Tem um vídeo no Youtube que resume a questão. Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=qjgBHQfST-g&t=186s

    ResponderExcluir
  3. Olá caro Prof. Foltran!

    Pode ser que você esteja certo amigo enfim...

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário