Missão Garatéa Prorroga Inscrições Para Estudantes de Todo o Brasil Participarem de Projeto na Estação Espacial Internacional (ISS)

Olá leitor!

Recebi no dia de ontem (30/08) o release abaixo destacando que a Missão Garatéa-ISS prorrogou as inscrições para estudantes de todo o Brasil participarem de Projeto Educacional na Estação Espacial Internacional (ISS em inglês).

Duda Falcão

Missão Garatéa Prorroga Inscrições Para
Estudantes de Todo o Brasil Participarem de
Projeto na Estação Espacial Internacional (ISS)

Vai até dia 4 de setembro prazo para inscrição no concurso que vai escolher
um experimento para voar até a Estação Espacial ISS em 2019;
evento de lançamento será dia 10

O maior consórcio espacial brasileiro da atualidade, a Missão Garatéa, abriu, dia 2 de agosto, as inscrições para que escolas e alunos brasileiros de 10 a 17 anos participem do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), programa do governo norte-americano para incentivar jovens a estudar ciências espaciais. Trata-se de um concurso que vai escolher um experimento para voar em um foguete da SpaceX com os astronautas da Agência Espacial Americana (NASA) para a Estação Espacial ISS em 2019. As inscrições foram prorrogadas e poderão ser feitas até dia 4 de setembro (antes o prazo era 28 de agosto) no link  http://iss.garatea.space/. Já estão participando oficialmente 400 escolas de todo o Brasil, que proporcionarão a participação de 1800 estudantes. O projeto tem patrocínio das empresas Airvantis, Instituto TIM e Braskem e o lançamento oficial será dia 10 de setembro no Instituto de Física da USP (serviço abaixo).

Resultado de uma parceria da Missão Garatéa com o Centro Nacional para Educação Científica para Terra e Espaço (NCESSE), o programa Garatéa ISS está em sua segunda edição. A primeira vez que o Brasil participou foi na edição de 2017, que culminou com o envio para o espaço de um experimento de alunos do Colégio Dante Aliguieri, EMEF Perimetral e Projeto Âncora. O estudo do grupo de cinco alunos queria verificar as condições do endurecimento do cimento misturado a plástico verde em ambiente de microgravidade. No dia 29 de junho, o experimento foi para a Estação Espacial ISS a bordo de um foguete da empresa SpaceX, onde ficou por um mês e retornou no dia 3 de agosto à Terra, para avaliação dos resultados. A ideia do engenheiro espacial Lucas Fonseca, diretor da Missão Garatéa, é expandir a participação para que estudantes do Brasil todo possam ter esta experiência. 

"Quando era pequeno desejava trabalhar no espaço e algumas experiências que vivi foram fundamentais para que eu pudesse seguir este caminho. Por isso, poder proporcionar a jovens estas experiências é uma espécie de missão para mim. Estamos em um momento crucial da ciência no Brasil, e despertar o interesse das crianças pela ciência é um vetor importante para garantirmos a continuidade de todo um trabalho exercido no país", diz Fonseca, que acaba de ser reconhecido pelo International Institute of Space Commerce (IISC) como uma das 35 pessoas no mundo abaixo de 35 anos que estão transformando a relação do homem com o espaço.

A participação é ilimitada, mas o prazo para inscrições é curto: termina dia 4 de setembro. Com as escolas inscritas, o programa será lançado dia 10 de setembro. De setembro a dezembro, grupos irão desenvolver experimentos que poderão ir à ISS. Em dezembro, os parceiros americanos escolherão o melhor dos três finalistas.

Como Serão as Seletivas– Cada escola irá definir o grupo de alunos participantes. Cada projeto será desenvolvido por um grupo de até quatroestudantes. Dentro da organização haverá uma competição para escolha dos três projetos melhor desenvolvidos. No dia 1o de dezembro, estes projetos serão colocados para avaliação de uma banca de especialistas formada por cientistas renomados de universidades e institutos brasileiros, que irão selecionar os três melhores. A partir deste resultado, os grupos escolhidos passarão por um programa de qualificação de seus projetos sob a coordenação da Missão Garatéa, detalhando-os e tornando-os adequados para apresentação aos técnicos da Nasa. Estes irão, em dezembro de 2019, escolher o vencedor.

Sobre o Student Spaceflight Experiments Program (SSEP) – É realizado há treze anos pela Nasa para estimular a pesquisa espacial entre jovens. Tradicionalmente, os milhares de participantes são americanos ou canadenses. 

Sobre a Garatéa-ISS – Iniciativa desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo e a Fundação de Apoio à Física e à Química (fafq.org,br). Projeto financiado por Airvantis, Instituto TIM e Braskem.

Sobre a Missão Garatéa – Esforço nacional formado por um consórcio de institutos, universidades e empresas que busca difundir a ciência na sociedade brasileira utilizando o espaço como elemento motivador. Sua principal atividade, um voo de uma sonda lunar agendada para 2021, acabou servindo como inspiração e desdobramento para outras frentes, como projetos educacionais similares à Garatéa-ISS 

Serviço

Evento: Lançamento do programa Garatéa-ISS 2018
Data: segunda-feira, 10 de setembro de 2018
Horário: 13h30
Local: Local: Auditório Abrahão de Moraes –  Rua do Matão - Instituto de Física da Usp (FUSP) - Cidade Universitária – USP – São Paulo

O evento terá transmissão online pelo link: www.iptv.usp.br 

Mais informações

Assessoria de imprensa – Caravelas Consultoria
Bia Murano – biamurano@caravelasconsultoria.com - 11 9 8309-8302
Tiago Pariz – tiagopariz@caravelasconsultoria.com - 11 9 8685-1041

Comentários