Profissão Ajuda a Desbravar o Céu e o Espaço
Olá leitor!
Segue abaixo outra matéria publicada hoje (23/09) no site do jornal “Diário do Grande ABC” destacando que profissão ajuda a desbravar o Céu e o Espaço.
Duda Falcão
SETECIDADES
Profissão Ajuda a Desbravar
o Céu e o Espaço
Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
Sexta-feira, 23 de setembro de 2011 - 7:30
Sexta-feira, 23 de setembro de 2011 - 7:30
A imagem de um foguete viajando no espaço representa bem o futuro, certo? E você sabia que na região é possível se especializar em projetar, construir e testar foguetes? O curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do Grande ABC realiza o sonho de meninos e meninas de transformar a garrafa PET da infância em aparelhos sofisticados, que deixam a Terra rumo ao universo.
O físico Cayo Prado Fernandes Francisco, 33 anos, é professor do curso. Mas físico? "A engenharia aeroespacial reúne conhecimentos de diversas áreas, tais como física, química, matemática, computação e noções fundamentais de engenharia." Portanto, é preciso estar pronto para estudar bastante - e ser bom em números.
Além dos foguetes, o profissional formado na área pode atuar com o setor de aviação e de satélites. "A comunicação humana é feita basicamente por satélites na atualidade, portanto, há mercado para quem se especializar", destacou Francisco.
AVIÕES
Rubens Monteiro de Souza Júnior, 24, está no último ano do curso da UFABC e faz estágio na área em que quer atuar: aviação. Ele trabalha em uma empresa de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que fabrica aeronaves para duas pessoas. "É um mercado em expansão, pois é mais barato que adquirir um avião convencional", explicou.
Para Souza Júnior, sua profissão é a realização de um sonho de menino. "Sempre gostei de aviões, e consegui transformar essa paixão em trabalho."
No Brasil, o estudante acredita que a aviação ainda é o que mais emprega, não apenas no projeto e construção do avião, mas também em empresas que fornecem peças. "É possível atuar ainda com sistemas de GPS, turbinas eólicas, helicópteros. A formação é vasta e abre diversas oportunidades no mercado de trabalho."
O salário médio de um profissional em início de carreira é de cerca de R$ 5.000.
Escola Quer Continuar com Trajetória de Bons Resultados
A EE Dr. Américo Braziliense, em Santo André, conquistou bons resultados nos últimos tempos e quer estender o sucesso para a quinta edição do Desafio de Redação. O colégio obteve uma das melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio de 2010 entre as públicas não técnicas.
Além disso, Letícia Campos Pereira conquistou a primeira colocação entre os estudantes do 8º e 9º anos de Santo André no Desafio do ano passado. "Foi uma euforia, os alunos ficaram entusiasmados", afirmou a diretora Alice Gaiarsa.
O Colégio Santer, também na cidade, utilizou o concurso como reforço em um projeto sobre profissões com alunos do 6º ano. "Eles estão ligados nas tendências do mercado", disse a coordenadora do colégio, Vera Lima, 70 anos.
Um exemplo é Maria Allice Freire, 14, que participou do concurso escrevendo a história de uma garota que fazia projetos de foguetes para levar lixo atômico para o espaço. Maria planeja seguir a carreira de relações internacionais. "Aposto nessa área como uma das profissões do futuro porque o mundo terá cada vez mais conflitos". (Bruno Martins e Luana Arrais)
Fonte: Site do Jornal “Diário do Grande ABC” - http://www.dgabc.com.br
Comentário: Começo a ter minhas duvidas se realmente vale à pena para esses jovens visualizarem uma carreira na área espacial, há não ser que pretendam trabalhar fora do Brasil, onde certamente, se competentes forem, terão a oportunidade de desenvolverem suas idéias e projetos. Já na área aeronáutica, o horizonte parece-me bem mais iluminado, já que esse setor do País deverá nos próximos anos galgar grandes avanços e para isso necessitará de novos profissionais qualificados. O setor espacial é uma incógnita para muitos, dúvida que não compartilhamos, já que para o blog está mais que claro qual será o rumo adotado pelo governo nós próximos anos.
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