GPDA/UFABC Realiza Novo Teste Estático de Motor-Foguete

Olá leitor!

Dando seqüência as suas atividades espaciais o “Grupo de Pesquisas e Desenvolvimento Aeroespacial (GPDA) - Divisão de Foguetes Experimentais da Universidade Federal do ABC (UFABC)” realizou dia 23/07 o teste estático de um novo motor foguete a combustível sólido da classe J que infelizmente explodiu.

Segundo foi divulgado, os grãos combustíveis foram preparados na semana anterior e estocados em vácuo para evitar contato com a umidade do ar sendo utilizados ao todo 660g de combustível sólido KNSU. Já o motor teve sua tampa e tubeira afixadas ao casing com a utilização de dois anéis o-ring e silicone RTV para evitar vazamentos de gás.

O GPDA utilizou para ignição do motor um ignitor de fio de niquel-cromo envolto por uma mistura de pólvora com nitrocelulose, acionados por um sistema eletrônico à distância.

A explosão ocorrida com o propulsor danificou completamente o tubo do motor, que será reconstruído. A tubeira e a tampa ficaram intactos e poderão ser reutilizados no próximo teste, para o qual a bancada de testes deverá ser reconstruída.

Ainda segundo foi divulgado a explosão foi causada por bolhas de ar presas no combustível durante o preparo. O molde utilizado para os grãos combustíveis não era adequado e a superfície exposta dos grãos ficou muito irregular e com bolhas, enquanto que o desejável é que se obtenha uma superfície lisa e uniforme. Assim sendo, acredita-se que uma mesa vibratória poderá ajudar a evitar a formação de bolhas.

Suspeita-se também que o ignitor possa ter ficado entalado na garganta da tubeira, dado o número de faíscas visíveis durante a explosão que não são provenientes do KNSU, uma vez que este não produz faíscas, mas sim a mistura pólvora+nitrocelulose utilizada como agente de ignição.

Para o próximo teste será utilizado um molde apropriado para produção do combustível e um ignitor de menor porte embutido na tampa do motor para evitar obstrução do escoamento dos gases na garganta da tubeira.

Duda Falcão


Fonte Site do Grupo de Pesquisas e Desenvolvimento Aeroespacial (GPDA) da UFABC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022