''Observatório'' da Indianópolis Será Reformado

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (08/09) no site do jornal “O Estado de São Paulo” destacando que um Observatório localizado na Av. Indianápolis, zona sul da capital paulista.

Duda Falcão

''Observatório'' da Indianópolis
Será Reformado

Espaço que abrigou empresa de lentes por décadas
será a nova sede do CRECI em São Paulo

Luisa Alcalde
O Estado de S.Paulo
08 de setembro de 2011 | 0h 00

Os corretores de imóveis vão ter uma nova sede na capital paulista. Mas a idéia é que o espaço, que já chama a atenção por parecer com um observatório astronômico, vire um lugar em que também se possa aprender sobre as estrelas.

Werther Santana/AE
Estado de abandono. Ideia é fazer convênio
com a USP e dar aulas gratuitas de astronomia
Fechado desde o ano passado, depois que a fábrica de lentes ópticas DF Vasconcelos cerrou definitivamente as portas de sua sede paulista no 1.706 da Avenida Indianópolis, na zona sul de São Paulo - onde funcionou por quase 70 anos -, o imóvel que ocupa um quarteirão inteiro no Planalto Paulista acaba de mudar de mãos. O novo dono é o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), de São Paulo, que concretizou o negócio no mês passado por R$ 22 milhões para transferir sua sede dos Jardins para o bairro. As negociações duraram cerca de dois anos.

Daqui a seis meses, o local estará em obras para ser restaurado e, embora não seja tombado, terá suas características preservadas por ter feito parte da história industrial da cidade. A reforma deverá ser concluída em um ano e meio. O conselho busca agora a contratação do escritório de arquitetura que ficará responsável pela empreitada.

No momento, o aspecto é de abandono. Há lixo e mato alto espalhados pelas calçadas na frente do prédio. As copas das árvores internas quase encobrem a construção principal. Dois guardas zelam para que o local não seja invadido desde que a produção industrial chegou ao fim, em meados de 2010.

Um observatório construído no topo, que ninguém na vizinhança sabe dizer a utilidade dada ao longo dos anos, também será revitalizado. "Vamos colocar um novo telescópio", anuncia o presidente do CRECI, José Augusto Viana Neto. A reportagem procurou a DF, hoje com sede no Rio, mas não teve retorno.

A idéia, segundo ele, é tentar firmar um convênio com o Instituto de Astronomia e Geofísica da Universidade de São Paulo (USP) para que o espaço seja usado gratuitamente por escolas da rede pública. "Elas poderão ter as primeiras noções de astronomia aqui."

O terreno, no quadrilátero formado entre as Avenidas Indianópolis, Irerê e as Alamedas Uapês e Guainumbis, tem 10 mil metros quadrados de área e 12 mil metros quadrados construídos. Além do prédio onde fica o observatório, o imóvel abriga ainda nos fundos quatro galpões e uma grande área de estacionamento.

A idéia é que os galpões sejam reformados e sirvam de sala de aula e de auditório para palestras e cursos ministrados a corretores de imóveis, além de abrigar eventos patrocinados pela entidade de classe.

Fachada igual. Viana Neto calcula que o espaço, que preservará as características originais de sua fachada e será aberto à visitação pública, deverá ficar pronto em dois anos. "As mudanças serão apenas internas", explica.


Fonte: Site do Jornal O Estado de São Paulo

Comentário: Poxa, quando vejo uma notícia como essa, tenho um lampejo de esperança de que algum dia o Brasil possa será uma nação de verdade, onde sua sociedade tenha de volta os conceitos perdidos ao logo dos anos responsáveis por causar com isso um total desequilíbrio onde o que vale é “levar vantagem em tudo”. A perda do ambiente familiar, a falta de respeito para com os mais velhos e ao ser humano como um todo, a falta de educação, de seriedade, a perda da compreensão de como ser humano, a luta pelo poder e pelo dinheiro colocada acima de tudo são hoje responsáveis pelo total desequilíbrio moral e social por que passa a sociedade brasileira e porque não dizer humana. Não é por acaso que os bastidores de nossa capital federal é infestada por pessoas em sua maioria despreparadas, corruptas, mal intencionadas, politiqueiras que se valem do um jogo que impera em seus bastidores, ou seja, o “Toma-La-Da-Cá”. Muito me causou surpresa (diria agradabilíssima) notar a preocupação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) de São Paulo em criar essa iniciativa trazendo com isso a possibilidade de uma melhor educação para estudantes da rede pública. Só através de uma educação de qualidade aliada à ciência e tecnologia e a bons conceitos morais seremos capazes de mudar em longo prazo toda essa situação, e assim enviar melhores seres humanos para nos reapresentar nos fóruns representativos do nosso povo, afinal, o ditado já diz: “Todo povo, tem o governo que merece”. Parabéns ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo e espero que possa servir de exemplo para outras instituições do País.

Comentários

  1. Vc não irá acreditar Duda, mas moro até perto da Av.Indianópolis, e sempre que passava nela e via aquela estrutura ficava pensando se aquilo ali era realmente um observatório. Mas como não havia qualquer universidade ou instituto na região, fiquei sempre na dúvida até agora. Fico feliz que um dia isto possa realmente se tornar realidade, se e´ que foi algum dia. A região é muito boa, como já disse, o Planalto Paulista , fica em um planalto, perto do Aeroporto de Congonhas e por causa dele, a área de zoneamento da região impedi que se tenha edifícios na região. Então ficaria ótimo para observação. A muitos anos, as grandes mansões da Indianópolis, viraram casas de comércio ou escritório e a muitos anos , a região é ponto de prostituição com batidas da polícia quase todos os finais de semana atrás das "primas" e dos travecos. Quem sabe não mudam o perfil e as pessoas e famílias possam a valorizar mais ?

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ricardo,

    Vamos torcer para que essa iniciativa realmente seja levada a frente e assim atingir as suas espectativas, e ao mesmo tempo ajudar na melhora de educação desses jovens.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022