MP que Estimula a Defesa é Assinada em Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (29/09) no “Blog do Planalto” destacando que a Medida Provisória (MP) que estimula a competividade na Indústria Brasileira de Defesa foi assinada ontem em Brasília.

Duda Falcão

Medida Provisória Estimula a Competitividade da Indústria Brasileira de Defesa

Blog do Planalto
Quinta-feira, 29/09/2011 - 19:10:04

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Ao lado do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do presidente
da Câmara dos Deputados, Marco Maia, anúncia medidas
de fomento à indústria nacional de defesa

Durante solenidade de assinatura de Medida Provisória que estabelece regras especiais para a compra e contratação de produtos e sistemas de defesa para o Brasil, no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma afirmou que este é “um passo importante do Brasil para a consolidação do Plano Estratégico de Defesa Nacional”, e frisou que o setor gera inovação.

Na ocasião, Dilma ressaltou que o Brasil, por ser uma país tradicionalmente pacífico, desenvolve sua indústria de defesa visando muito mais ações defensivas do que ações ofensivas:

“Dificilmente, os países que desenvolveram suas indústrias de defesa tiveram presenças no cenário internacional como a que nós teremos, e, ao mesmo tempo, nós somos um país pacífico. E, portanto, o nosso empenho nessa questão diz respeito mais a uma relação defensiva do que a uma relação ofensiva. Mas uma relação defensiva para ser efetiva, ela tem de estar baseada no avanço tecnológico, tanto no que significa uso, mas é muito oportuno que seja a produção de inovação e de capacidade de produzir conhecimento científico e com repercussão tecnológica”.

Um outro aspecto que mereceu destaque da presidenta em seu discurso foi a formação profissional dos técnicos brasileiros. Ela disse que não se trata mais de comprar equipamentos sem exigir, como contrapartida, a transferência de tecnologias.

“É buscar sempre as tecnologias que melhor atendam as nossas demandas estratégicas, buscando transferências tecnológicas que estimulem os diferentes setores da economia e garantindo melhores oportunidades de formação também dos nossos profissionais”.

Para saber mais sobre as medidas anunciadas, clique aqui.

Discurso da Presidente Dilma Rousseff na cerimônia
de assinatura da MP em Brasília - 29/09/2011


Fonte: Blog do Planalto - 29/09/2011

Comentário: Passo importante não resta dúvida, mas ainda muito tímido se levarmos em conta os quase 8 meses de gestão. Porém, já é um avanço. Parabéns ao governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022