Halo Solar é Visto no Céu de Brasília

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/09) no site da “Universidade de Brasília (UnB)” destacando um misterioso 'halo solar' surgiu no céu da Capital Federal.

Duda Falcão

MISTÉRIO

Halo Solar é Visto no Céu de Brasília

Astrofísico da Universidade de Brasília acredita que o
fenômeno pode estar relacionado ao aumento da
umidade no Distrito Federal

Hugo Costa
Da Secretaria de Comunicação da UnB
30/09/2011

Marcelo Jatobá/UnB Agência

Uma circunferência iluminada ao redor do sol surpreendeu quem estava no Distrito Federal nesta sexta-feira. Feixes de luz similares a um arco-íris circundaram o astro maior e levaram cor ao céu da capital do país.

Ivan Soares Ferreira, astrofísico da Universidade de Brasília explica que o fenômeno é chamado Halo Solar. Trata-se de um efeito ótico causado quando raios solares atravessam uma fina camada de cristais de gelo presente nas nuvens. “Certamente há uma ligação com o aumento da umidade na região”, explica. Ele ainda avalia as possíveis causas do fenômeno e investiga onde ele pode de ser visto.

Muitas pessoas contemplaram o halo solar na UnB. Pelo campus Darcy Ribeiro, muitos foram vistos olhando o céu e tentando registrar o momento com celulares e câmeras. “É super bonito. Estou me sentindo uma criança olhando para o seu”, exaltou Ariel Lins, estudante da Biologia. “Nunca vi nada parecido. Estou impressionada”, disse Glória Oliveira, servidora da Secretaria de Administração Acadêmica, após fotografar o fenômeno.

O sol também foi assunto também nas redes sociais. “Soube pelo twitter. As pessoas estão comentando muito sobre o fenômeno”, disse Maíra Minatogau, aluna de Relações Internacionais. No microblog, dezenas de pessoas narravam suas experiências, postavam suas imagem e diziam de onde observavam o céu.

Aguarde mais informações.


Fonte: Site da Universidade de Brasília (UnB)

Comentários