TELEBRÁS Terá Satélite Geoestacionário

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota oficial divulgada ontem (29/09) pela TELEBRÁS confirmando que a empresa irá participar do Grupo de Trabalho que vai elaborar as especificações técnicas para a integração do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), que tem o lançamento previsto para 2014.

Duda Falcão

TELEBRÁS Terá Satélite Geoestacionário

29/09/2011

A TELEBRÁS participa de um Grupo de Trabalho que vai elaborar as especificações técnicas para a integração de um satélite geoestacionário com lançamento previsto para 2014. O trabalho que envolve também o Ministério da Defesa, a Agência Espacial Brasileira e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), conta com o aval da presidente Dilma Rousseff. O tema foi tratado em reunião realizada no Palácio do Planalto na última segunda-feira (26.09).

Os satélites vão operar na banda Ka para o atendimento de redes de governo e iniciativas de inclusão digital, bem como na banda X, que será de uso exclusivo das Forças Armadas. Isso permitirá, por exemplo, ampliar o número de municípios que serão atendidos pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) até 2014, hoje estimados em 4.283.

Neste momento, o Grupo de Trabalho estuda se a tecnologia disponível permitirá que a integração dos equipamentos ocorra no Brasil. “A TELEBRÁS está negociando parcerias com a iniciativa privada para propiciar um ambiente de transferência de tecnologia”, informou o presidente da empresa, Caio Bonilha. Os recursos para o lançamento do satélite, estimados em R$ 716 milhões, já estão previstos no Plano Plurianual 2012-2015 do Governo Federal.


Fonte: Site da TELEBRÁS - http://www.telebras.com.br/index.php

Comentário: Com a medida provisória (MP) assinada ontem (veja a nota “Dilma Assinará MP para Desonerar Equipamentos de Defesa” e saiba ainda mais pela nota acima) não resta dúvida que a realização desse projeto de satélite foi facilitada. Entretanto, já estamos praticamente em outubro de 2011 e mesmo que todo processo seja realizado com uma competência e seriedade jamais vista no poder público brasileiro (coisa de fantasia), esse satélite não tem como ser lançado em 2014. Para nós do blog “BRAZILIAN SPACE” isso é pura propaganda política barata, muito comum no meio desses energúmenos e a realidade é que se for adotada a idéia de envolver empresas brasileiras no processo, com muita boa vontade esse satélite não sai antes de 2016 e se for desenvolvido exclusivamente no exterior, o seu tempo de desenvolvimento dependerá do comprometimento do governo em seguir a risca o cronograma de liberação de recursos que deverá ser acordado com a empresa escolhida. É possível cumprir esse prazo? Não resta dúvida que sim, mas infelizmente não com as pessoas que estão pro de trás desse projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial