Pré-Montagem do VS-40M SHEFEX2 e Revisão de Aceitação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicadq hoje (14/09) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)" destacando que uma equipe do IAE encontra-se desde o dia 06/09 na Noruega para pré-montagem do foguete brasileiro VS-40M da “Operação VS-40/SHEFEX II”.

Duda Falcão

Pré-Montagem do VS-40M SHEFEX2
e Revisão de Aceitação

Campo Montenegro
14/09/2011

Desde o dia 06 de setembro uma equipe do IAE encontra-se na Noruega - Andenes (Andoya Rocket Range - ARR) para a realização do VS-40M SHEFEX2 Pre-Trial, que consiste na pré-montagem do VS-40M naquele Centro a fim de verificar as interfaces e antecipar possíveis ajustes de montagem do foguete, da carga útil e do Lançador. Embora os motores de vôo já estejam no ARR, nesta pré-montagem são utilizados motores inertes (Mock-up), cujas interfaces mecânicas são idênticas às de vôo.

Paralelamente, o DLR realiza Revisão de Aceitação ( Acceptance Review) do VS-40M, que consiste na verificação de toda a documentação do foguete, gerada durante a fabricação e compilada pelo IAE.

Além disso, as equipes do DLR aproveitam a presença dos especialistas do IAE para sanar dúvidas com relação as modificações incorporadas ao Projeto e à Engenharia de Sistemas.

Todas estas atividades estão previstas no cronograma que antecede o lançamento do VS-40M, que está previsto para ser realizado em meados de fevereiro de 2012.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, finalmente agora parece que essa missão irá ser lançada. Vale lembrar que essa missão do DLR alemão carregará um experimento brasileiro abordo relacionado com o Projeto da SARA orbital e de que seu sucesso também poderá significar a abertura de mercado para esse versátil foguete brasileiro, mas que infelizmente é subutilizado pelo PEB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial