INOTECH/UTEC/UFMG Assinam Acordo Espacial

Olá leitor!

Recebi hoje de madrugada (20/09) o release abaixo do Eng. Rene Nardi, diretor-técnico da empresa  INOTECH ThinkingBroadly”, de São José do Campos (SP), anunciando que foi assinado em 01/09 um acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) visando o fornecimento de uma injetora de propelentes para o 'Motor-Foguete RE-100', ora em desenvolvimento naquela instituição de ensino.

Duda Falcão

Belo Horizonte, 1 de Setembro de 2011 – O consórcio INOTECH / UTEC e a UFMG, fecharam um acordo para fornecimento da “Injetora Modular LG-I”, a ser utilizada no sistema de alimentação de propelentes do motor foguete RE-100. A primeira entrega deste equipamento está prevista para Outubro de 2011. Para atender à demanda do setor espacial por profissionais altamente qualificados, a UFMG está dando atenção especial aos aspectos práticos do trabalho do engenheiro, ao incentivar os alunos a participarem de atividades ligadas as etapas de projeto e desenvolvimento de componentes destinados ao setor espacial. Com apoio da FAPEMIG, através do projeto PPM-00415-10, foi possível dar mais um passo na direção de transformar em realidade os trabalhos executados pelos alunos do curso de engenharia aeroespacial da UFMG.

A flexibilidade em adaptar a Injetora Modular LG-I às diversas etapas do processo de testes, incluindo a possibilidade de reconfiguração para diferentes vazões, ajudará à universidade na expansão de suas atividades no setor espacial. "Estamos honrados em ter a UFMG como usuário da injetora modular. A UFMG tem uma grande tradição na execução de projetos aeronáuticos e este acordo enfatiza a confiança e o reconhecimento em nossos produtos", disse Rene Nardi, Diretor Técnico da INOTECH.

A função da injetora é garantir que o combustível e o oxidante sejam lançados dentro da câmara de combustão do motor, na quantidade e na proporção correta, bem como sejam devidamente atomizados e misturados. O principal diferencial da injetora LG-I e a possibilidade de alterarmos rapidamente as suas características de funcionamento, reconfigurando os componentes internos para atender a demanda dos usuários. Esta abordagem reduz drasticamente os custos de aquisição, ao minimizar o tempo de projeto, reduzir os custos de fabricação e permitir que uma mesma injetora possa ser utilizada em várias funções. O modelo LG-I está destinada aos motores com empuxo na faixa compreendida 300 N e 1.000 N. A INOTECH pode construir injetoras para motores de vários tamanhos, bipropelentes, monopropelentes ou motores híbridos, para uma vasta gama de dimensões e aplicações. Além disto, nossa injetora pode ser fornecida com um variado conjunto de componentes internos, permitindo a utilização em múltiplas funções. Uma das aplicações típicas da injetora LG-01 e o treinamento de estudantes e engenheiros nas etapas de calibração e caracterização de injetoras, feito em bancadas de teste especialmente desenvolvidas para esta finalidade.

As atividades principais da INOTECH estão relacionadas ao projeto, desenvolvimento e testes de componentes e sistemas embarcados para os setores aeronáutico, espacial e defesa. Desenvolvemos componentes e sistemas para uso em motores foguetes a propelentes líquidos, unidades injetoras de propelentes, válvulas de controle de fluidos, tanques de armazenamento de propelentes, bombas de alimentação de propelentes, tubulações e conectores.

As etapas de fabricação e montagem dos componentes são executadas pela UTEC, uma indústria metalúrgica que a mais de 20 anos tem norteado suas atividades para a fabricação e comercialização de peças, componentes e conjuntos para aplicação em indústrias de Espaço, Defesa e Aviação., Nosso parque tecnológico e composto por centros de usinagem, fresadoras, tornos convencionais, tornos CNC, tridimensionais CNC e toda a infra-estrutura necessária para garantir a qualidade dos produtos.

Veja abaixo o desenho da Injetora Modular LG-1(em amarelo) acoplada a câmara de combustão (em azul) do motor RE-100.



Eng. Rene Nardi
Diretor-técnico
INOTECH ThinkingBroadly


Fonte: Empresa “INOTECH ThinkingBroadly” - http://inotechweb.com/inotech/

Comentário: Pelo visto leitor essa parceria da empresa INOTECH com a UTEC e a UFMG segue uma trajetória de desenvolvimento que deverá em breve resultar no desenvolvimento desse motor-foguete líquido RE-100 e muito provavelmente de um pequeno foguete. Vale lembrar que esse motor está sendo desenvolvido pelo grupo “Rumo ao Espaço” da UFMG (veja as notas: “UFMG Desenvolve Motores-Foguetes Líquidos”,"Faculdades e Iniciativa Civil Produzem Motores-Foguetes”) e que a INOTECH também está envolvida com parcerias semelhantes com a PUC Minas e a UNIVAP. Isso demonstra em nossa modesta opinião que já existem iniciativas suficientes no país que permitam a criação de uma competição universitária na área de foguetes e talvez de pequenos satélites ou sondas atmosféricas. Além das universidades já citadas somam-se a esse grupo o ITA, UFABC, UnB, FIAP, UFSC, UFRN, UFMA, UFSM, UFPE, UFRPE, entre outras. Vale como sugestão.

Comentários