DILMA Irá a Argentina para Discutir Acordo Espacial
Olá leitor!
Segundo notícia divulgada hoje pela Agência Brasil a presidente Dilma Rousseff visitará a Argentina no próximo dia 31/01 para discutir parcerias nos setores elétrico, nuclear e espacial.
Vale lembrar leitor que os projetos espaciais atualmente em andamento entre o Brasil e a Argentina são o projeto do "Subsistema de Controle de Atitude e Supervisão de Bordo (ACDH, sigla em inglês)" do satélite Amazônia-1 (está sendo desenvolvido pela empresa argentina INVAP com transferência de tecnologia para o INPE) e o projeto do satélite Sabia-Mar, destinado à observação global dos oceanos e ao monitoramento do Atlântico nas proximidades do Brasil e da Argentina. Esse satélite teve inclusive anunciado o inicio de sua “Fase A” ano passado pelo INPE/CONAE, após quase 13 anos da assinatura do acordo entre essas instituições espaciais. Uma verdadeira novela que não tem prazo para terminar.
Abaixo segue uma suposta concepção artística deste satélite brasileiro/argentino recentemente divulgado na net.
Duda Falcão
Concepção Artística do Satélite Sabia-MAR
Fonte: Agência Brasil e outros.
Três setores que me interessam muito. E vamos esperar bons frutos dessa visita ao país vizinho. Meu Deus! Treze anos!...
ResponderExcluirRealmente Antônio, estratégicos setores, o que torna essa discussão muito importante tanto para o Brasil quanto para a Argentina. Quanto aos 13 anos desse acordo do satélite Sabia-Mar, vale lembrar que oito desses anos foram sob a condução do chamado programa espacial estratégico do ex-presidente LULA e que o mesmo só veio se mexer com relação ao inicio da “Fase A” do projeto, já no final do seu mandato, quando estava em campanha para a eleição da atual presidente. Uma vergonha.
ResponderExcluirAbs
Duda Falcão
(Blog Brazilian Space)