Nova Molécula Melhora a Eficiência dos Motores-Foguetes

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada dia (31/12/3010) no site “Inovação Tecnológica” destacando que o Instituto Real de Tecnologia (KTH), na Suécia, descobriu molécula que poderá se tornar um componente essencial no combustível de uma nova geração de foguetes de maior capacidade.

Duda Falcão

Espaço

Novo Combustível Triplica
Capacidade dos Foguetes Espaciais

Redação do Site Inovação Tecnológica
31/12/2010

 Representação da Trinitramida - N(NO2)3 - a nova
molécula com potencial para se tornar o combustível
de uma nova geração de foguetes.[Imagem: KTH]

Eficiência do Combustível

Trinitramida. Este é o nome de uma molécula recém-descoberta que poderá se tornar um componente essencial no combustível de uma nova geração de foguetes de maior capacidade.

Há uma regra geral na indústria aeroespacial de que cada 10% de melhoria na eficiência do combustível significa dobrar a carga útil que os foguetes são capazes de levar ao espaço.

Segundo as avaliações iniciais, um combustível à base de Trinitramida pode ser de 20 a 30% mais eficiente do que os melhores combustíveis para foguetes disponíveis hoje.

A Trinitramida foi descoberta no Instituto Real de Tecnologia (KTH), na Suécia.

Óxidos de Nitrogênio

Segundo o Dr. Tore Brinck, responsável pela pesquisa, descobrir uma nova molécula no grupo dos óxidos de nitrogênio não é algo que aconteça todos os dias.

Ele e seus colegas estavam usando cálculos de química quântica para estudar a quebra de outro composto quando descobriram que esta nova molécula poderia ser estável.

"O que é específico para esta molécula é que ela só contém nitrogênio e oxigênio. Apenas oito compostos assim eram conhecidos até hoje, e a maioria deles foi descoberta no século 18. Este é também claramente o maior dos óxidos de nitrogênio. Sua fórmula molecular é N(NO2)3, e a molécula tem a forma semelhante a uma hélice," disse Brinck.

Combustível Amigável

O fato de ser composta unicamente por nitrogênio e oxigênio torna o combustível de foguete à base de Trinitramida menos danoso ao meio ambiente.

Hoje, a cada lançamento dos ônibus espaciais, seus dois foguetes laterais, que usam combustível sólido, liberam o equivalente a 550 toneladas de ácido clorídrico na atmosfera.

Por enquanto os cientistas conseguiram produzir apenas uma quantidade pequena do novo composto, dentro de um tubo de ensaio, o suficiente para que ele fosse analisado de forma inequívoca.

Mas os cientistas ainda não sabem se o composto permanecerá estável na forma sólida.


Fonte: Site Inovação Tecnológica

Comentário: A oportunidade bate a porta, abre quem tem visão, competência e ousadia, mola mestra do desenvolvimento das grandes civilizações na história da humanidade. Minha avó costumava dizer na minha adolescência: “Meu neto, oportunidade é algo que não surge sempre na vida de alguém, portando deve ser apreciada com visão, muita responsabilidade e competência se assim quiseres atingir objetivos que lhe pareçam improváveis”. É o que em nossa opinião acontece com esta notícia. O Brasil tem de longa data boas relações com a Suécia de Governo para Governo, e também entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Swedish Space Corporation (SSC), o que poderia facilitar uma possível parceria para o desenvolvimento de um novo combustível derivado desta nova molécula para uso nos motores-foguetes sólidos desenvolvido pelo IAE. Para tanto seria necessário que o governo e as instituições responsáveis tenham a visão, a competência e a atitude necessárias para fazerem as coisas acontecer e não ficar observando a banda passar.

Comentários