A Visita da Presidente DILMA a Argentina e o PEB
Olá leitor!
Como você deve saber a presidente DILMA ROUSSEFF realizou hoje (31/01) a sua primeira visita oficial a um país estrangeiro, sendo a Argentina a nação escolhida.
Por ocasião desta visita, foi divulgada uma declaração conjunta sendo a cooperação espacial entre os países um dos tópicos abordados pelo documento. Mais precisamente o projeto do "Satélite Argentino-Brasileiro de Observação dos Oceanos", conhecido como SABIA-MAR.
Abaixo segue a reprodução do texto do documento que trata deste assunto.
Duda Falcão
4. Cooperação Espacial: Satélite Argentino-Brasileiro de Observação dos Oceanos
Reafirmar o comprometimento com o projeto SABIA-MAR e tomar nota do avanço dos trabalhos relacionados à distribuição de tarefas técnicas da missão e à distribuição de dados satelitais entre os países.
Reiterar a importância que os recursos financeiros para todas as fases do Projeto SABIA-MAR estejam garantidos nos orçamentos dos dois Governos nos próximos anos."
Fonte: Site do Ministério das Relações Exteriores (MRE)
Comentário: Pois é leitor, os anos passam, governos mudam, e a coisa continua tudo com antes. Justamente como eu havía previsto em um dos meus comentários. Reafirmar o que? Não existe um acordo assinado há 13 anos (completa 14 anos este ano) para o desenvolvimento de um satélite conjunto? Essa novela eu já conheço, oito anos de governo LULA reafirmando o interesse no desenvolvimento deste satélite em toda declaração conjunta entre os dois países, para só iniciar a “Fase A” do satélite no final do ano passado em plena campanha da DILMA. Ora leitor, na realidade o item quatro deste documento uma vez mais foi colocado para compor melhor o conteúdo do mesmo (o conhecido enchimento de linguiça), pois o acordo já existe há 13 anos e parte-se do pressuposto que se assina acordos para cumpri-los, não tendo necessidade nenhuma de reafirmar nada, a não ser que entre países sul-americanos o entendimento seja diferente do resto do mundo. Lamentável!
Comentários
Postar um comentário