Programa Espacial Será Tema de Exposição

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada dia (31/12) pelo site do jornal “O VALE” destacando que o “Programa Espacial Brasileiro” será tema de uma grande exposição prevista para se realizar no "Congresso Nacional" no período de 01/06 a 31/07.

Duda Falcão

Região

Programa Espacial é Tema de Exposição

São José dos Campos
31 de dezembro de 2010 - 09:28

O Programa Espacial Brasileiro, pela primeira vez, será tema de uma grande exposição , em Brasília.

A mostra é mais um desdobramento do estudo sobre a Política Espacial Brasileira, lançado em novembro último pela Câmara Federal.

De acordo com o Conselho de Altos Estudos da Câmara Federal, em princípio, a exposição está agendada para o período de 1º de junho a 31 de julho de 2011, nos Salões Negro e Branco e área externa do Congresso Nacional. A proposta é realizá-la concomitante a um evento de avaliação de resultados do estudo.

Em setembro, integrantes do conselho se reuniram com interlocutores de diversos órgãos do setor para tratar da iniciativa. No início de dezembro, uma equipe de curadores e produtores fez uma visita técnica ao INPE e ao DCTA, incluindo alguns dos seus institutos, para colher subsídios para o evento.

A Fundação Armando Álvares Penteado será parceira neste projeto como curadora.

As linhas norteadoras do evento estão sendo delineadas e serão apresentadas na próxima reunião, janeiro.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 31/12/2010

Comentário: É muito bom que esse evento venha ser realizado, e que seja no Congresso Nacional, onde terá uma grande visibilidade nacional e internacional. Porém, como tudo no Brasil, chega com pelo menos 40 anos de atraso e deveria ter sido planejado para março no máximo. Além disso, em nossa opinião providências deveriam ser tomadas antes desse evento, já em janeiro, através de uma reunião entre representantes do governo com os representantes das instituições que militam no PEB (DCTA/IAE/IEAv, INPE, AEB, MCT e o MD) para identificar providências imediatas que possam ser tomadas nesse período de 6 meses antes do evento que venham acelerar o desenvolvimento do programa. Não há tempo a perder, esse ano o programa completa 50 anos, meio século, chega de inércia.

Comentários