Astronomia e Espaço na Capus Party Brasil 2011

Olá leitor!

Entre os dias 17 e 23/01 será realizado no “Centro Imigrantes” em São Paulo o evento Campus Party Brasil 2011 (CP Brasil 2011), que contará esse ano com a área de Astronomia e Espaço.

O coordenador desta área no evento é o físico Walmir Thomazi Cardoso que faz através do vídeo abaixo uma apresentação de alguns dos destaques do evento deste ano. Confira.


O evento que tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal, contará também esse ano (exclusivamente nessa área de Astronomia e Espaço) com o patrocínio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Abaixo segue a descrição das palestras e oficinas que serão realizadas durante o evento:

Palestras

O CÉU DIGITAL DOS ÍNDIOS BRASILEIROS

Você sabia que as constelações não são as mesmas para todas as culturas? Desde a antiguidade vários povos se encantaram com o céu e o estudaram por diversas razões distintas, desde as religiosas até as práticas, como, por exemplo, no caso da agricultura. Conheça aqui as diferentes interpretações dadas aos astros por várias sociedades ao longo da história.

Palestrante:

Walmir Cardoso - Físico, mestre em História da Ciência e doutor em Educação Matemática e professor da PUC-SP, é assessor da área de Astronomia e Espaço da Campus Party.

PRATICANDO ASTRONOMIA

Três palestras que vão guiar os campuseiros que acham que o céu é um mistério brilhante no qual ainda não tiveram a coragem de se aventurar. Que tal pegar carona nessa cauda de cometa?

Palestrantes:

Leonardo Lago - Físico e mestre em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP), é também professor e colaborador junto aos Planetários de São Paulo e Escola Municipal de Astrofísica. Editor de Material didático na área de Ciências Naturais.

Walmir Cardoso - Físico, mestre em História da Ciência e doutor em Educação Matemática e professor da PUC-SP, é assessor da área de Astronomia e Espaço da Campus Party.

João Paulo Delicato - Professor de Astronomia. Fundador e ex-presidente da Associação Nacional de Foguetes Experimentais, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Planetários. É atual presidente da Khaos Artigos Científicos.

ASTROFOTOGRAFANDO

Veja técnicas digitais para iniciantes e curiosos, além de filtros e outros truques para uma boa foto. E ainda: saiba como avaliar resultados nesta série de três palestras sobre o hobby favorito dos astrônomos amadores.

Palestrantes:

José Carlos Diniz - Médico, astrônomo e astrofotógrafo membro de diversas instituições, é fundador do Observatório Mury em Nova Friburgo (RJ).

Fabio "Plocos" Carvalho - Estudou Física na USP-São Carlos e é aeronauta formado pelo aeroclube de São Paulo. É colaborador da British Astronomical Association e representante sul-americano no HST International Jupiter Group.

ASTROFOTOS COM WEBCAM

Imagens da Lua e dos planetas podem ser obtidas com uma simples webcam. Não acha possível? Então participe e conheça mais este desdobramento da fascinante arte da astrofotografia.

Palestrante:

Cristovão Jacques - Engenheiro civil e físico, faz parte do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig). Sozinho, descobriu 16 asteróides. 13 deles só em 1999, quando surgiu o Ceamig.

FOGUETES VOANDO NA REDE MUNDIAL E NO CÉU

Dois dos melhores construtores brasileiros relatam experiências, projetos e como a internet possibilita o desenvolvimento de foguetes amadores. Serão exibidos diversos vídeos de foguetes, desde acidentes até grandes vitórias. O foguete VES (Veiculo Experimental de Sondagem) será exposto no local. Os espectadores conhecerão caminhos para trilhar esse hobby e como transformá-lo em atividade profissional com aplicações que vão desde a criação e processamento de imagens remotas até a astronáutica.

Palestrantes:

Marcos Augusto Stolf Brasil - Químico pela Universidade Metodista de Piracicaba, é fundador do Grupo Avanger's de construção de motores e lançamento de foguetes. Desde realiza lançamentos demostrativos de foguetes em eventos importantes desde 2002.

Vagner José de Brito - Técnico em Eletrônica, constrói foguetes desde 2006, sendo um dos raros construtores de foguete amador supersônico do Brasil.

Dawson Tadeu Izola - Doutor em Aerodinâmica de foguetes pela Universidade de São Paulo (1997), escreve em diversas publicações sobre foguetes.

GRANDES TELESCÓPIOS: ONDE ESTÃO?

No ano passado, a Espanha inaugurou o Grande telescópio das Ilhas Canárias, o maior de modelo óptico do mundo. No momento, está em discussão a localização do gigante European Extremely Large Telescope. Mas afinal, qual a importância destes aparatos? Quais são, de fato, os desafios que os cientistas deverão superar para construí-los? E as razões determinantes para a escolha do local da instalação? Encontre as respostas nesta palestra.

Palestrante:

Luiz Paulo Carneiro - Mestrando em Astrofísica Estelar no Observatório Nacional, estuda a distribuição de metalicidade na associação estelar Scorpius-Centaurus.

ASTROFOTOGRAFIA

Entenda mais sobre os observatórios remotos e seu modo de usar. Saiba, também, um pouco mais sobre a atividade de fotografar o céu, uma das mais prazerosas do mundo.

Palestrante:

Cristovão Jacques - Engenheiro civil e físico, faz parte do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (Ceamig). Sozinho, descobriu 16 asteróides. 13 deles só em 1999, quando surgiu o Ceamig.

O PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO

As principais novidades das agências espaciais internacionais mais famosas costumam estar na ponta da língua dos fãs de astronomia. Mas e no Brasil? Que tal saber um pouco mais sobre o panorama do Programa Espacial Brasileiro? Pois a Campus Party traz os detalhes para você, e conta como funciona, quem participa, quais são os projetos em curso e qual o futuro desta iniciativa, além de tantas outras questões interessantes ligadas a esta área no país.

Palestrante:

Himilcon de Castro Carvalho - Diretor de Políticas Espaciais e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira, é também vice-presidente da Associação Aeroespacial Brasileira.

SATÉLITES E APLICAÇÕES

Tudo que você quer saber sobre satélites. Quantos são, onde estão, quais são seus modelos, o que fazem enquanto estão em órbita da Terra e como podemos usá-los?

Palestrante:

Benjamin Galvão - Formado em Engenharia Elétrica pela UFPE, é coordenador de satélites da Agência Espacial Brasileira (AEB).

NOVOS HORIZONTES

Palestra sobre o uso de robôs na Terra e no Espaço.

Palestrantes:

Ney Robinson - participa do Laboratório de Robótica do CENPES, desenvolvendo o Robô Ambiental Hibrido Chico Mendes para monitoramento ambiental na região onde está sendo construído o gasoduto Coari – Manaus.

Marcos Pontes - é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva, foi o primeiro cosmonauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Marcos Pontes - É tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva. Foi o primeiro e até hoje único cosmonauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

AFINAL, O QUE É UM PLANETA?

Sempre aprendemos na escola diversos conceitos sobre astronomia, inclusive sobre o Sistema Solar e os planetas. Entretanto, é difícil encontrar pessoas que saibam explicar como é que se define um planeta. O objetivo desta apresentação é mostrar que o conceito de planeta foi reformulado diversas vezes de acordo com a história e o avanço dos estudos na área de astronomia. Além disso, esta palestra explicará como e porquê Plutão deixou de ser planeta (passando a ser um planeta-anão), e qual foi a repercussão em cima deste assunto.

Palestrante:

Victor Lyra - Graduando em física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), membro do grupo de astronomia da UFSCar e membro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

EVOLUÇÃO ESTELAR

Vemos no céu as estrelas, aglomerados, constelações, etc, mas na verdade, o que é uma estrela? Vamos abordar a evolução das estrelas, desde o começo com uma grande massa de hidrogênio até o fim de suas vidas. Nessa evolução também veremos como se formam sistemas planetários como o nosso e que na verdade não somos nada além de poeira estelar.

Palestrante:

Aloadir Lucas Santos de Oliveira - Graduando em física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do grupo de astronomia da UFSCar.

ERROS ASTRONÔMICOS (HOAX EM ASTRONOMIA)

Embora hoje exista uma grande difusão de informações científicas pelo mundo, muitas pessoas ainda aprendem e propagam conceitos errados na área de astronomia, gerando confusões de interpretação sobre algumas ideias e teorias científicas. Além de abordar este tema, esta palestra irá mostrar os dez piores erros encontrados.

Palestrante:

Fellipy D. Silva - Bacharel em física pela UFSCar e mestrando em astronomia pelo IAG-USP. Atualmente trabalha no grupo de astronomia da UFSCar na área de divulgação científica e como apoio de conteúdo e imagens para o programa "O céu da semana", videocast disponível no Youtube.

POLUIÇÃO LUMINOSA

A poluição luminosa é causada por iluminação excessiva, desnecessária ou mal planejada. Estima-se que até 40% da energia elétrica utilizada em iluminação pública é desperdiçada. Esse uso indiscriminado traz consequências nocivas para as observações astronômicas e o meio ambiente. Nessa palestra, serão apresentados os impactos da poluição luminosa em nosso planeta e as iniciativas dos astrônomos para combatê-la.

Palestrante:

Gustavo Rojas - Professor de física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre e Doutor em Astronomia, é pesquisador na área de astrofísica estelar. É editor da Revista Latino Americana de Educação em Astronomia e representante brasileiro do Galileo Teacher Training Program. Desenvolve atividades de divulgação científica junto ao Laboratório Aberto de Interatividade da UFSCar, dentre as quais o videocast "O Céu da Semana" e o programa radiofônico "Paideia".

Oficinas

O CÉU NO SEU COMPUTADOR

Programas free para Windows e Linux permitem aos meros mortais simular o céu e os fenômenos astronômicos. Aprenda com um especialista como usar as melhores ferramentas.

Palestrante:

Youssif Ghantous Filho - É técnico em Eletrônica e trabalha junto à Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA) como especialista em programação de planetários de grande porte.

O CÉU NO SEU BOLSO: PROGRAMAS DE ASTRONOMIA PARA CELULARES

Você acha que seu bolso teria espaço para guardar a imensidão do céu? Acredite: é possível. A palestra mostrará as melhores ferramentas de astronomia disponíveis para dispositivos móveis.

Palestrante:

Youssif Ghantous Filho - É técnico em Eletrônica e trabalha junto à Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia (SBEA) como especialista em programação de planetários de grande porte.

TRAGA SEU TELESCÓPIO

Aprenda dicas e truques para fazer bom uso do telescópio que você tiver à mão. Aprenda a montá-lo e usá-lo por meio de dicas, truques e práticas.

Palestrante:

Walmir Cardoso - Físico, mestre em História da Ciência e doutor em Educação Matemática e professor da PUC-SP, é assessor da área de Astronomia e Espaço da Campus Party.

MEU PRIMEIRO FOGUETE

Nesta oficina, os inscritos receberão um kit para montar seu próprio foguete (que sobe aproximadamente 300 metros) e descobrirão técnicas e sites com softwares que calculam projetos e trajetórias de foguetes. A oficina fala sobre o hobby do espaçomodelismo na internet e questões de segurança. Os foguetes incluem sistema de paraquedas e instruções de lançamento. Participação com lista de inscrições. Demais presentes podem assistir, mas não recebem o kit de montagem.

Palestrante:

Ana Carolina Pimentel - Graduada em Licenciatura em Ciências Exatas e Física pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora na área de História da Ciência.

DE OLHO NO SOL

Astronomia também é feita durante o dia. Descubra nesta oficina e palestra como o Sol é observado além do que nossos olhos podem ver. Conheça também os telescópios e observatórios espaciais que monitoram a nossa estrela 24 horas por dia, e saiba o que os astrônomos e você podem fazer com isso.

Palestrante:

Tereza Satiko Nishida Pinto - É mestre em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Atualmente faz doutorado na mesma instituição, estudando a atividade solar.

Concurso

ASTROFOTOGRAFANDO

Acha que tem bons olhos para fotografar a infinitude do universo? Então participe do concurso que escolherá a melhor astrofotografia tirada por um campuseiro durante as observações celestes. É a sua chance de provar a todos os seus amigos que o céu nunca é o limite, e ainda levar para casa um prêmio especial (ou seria espacial?).

Especial

OBSERVAÇÕES CELESTES

Em meio às atividades da Campus Party, durante toda a semana do evento os olhos dos campuseiros terão a chance de, em algum momento, descansar das telas dos computadores e navegar na abóboda celeste. Estão todos convidados. A atividade, no entanto, está sujeita às condições meteorológicas.

Para maiores informações visite o site do evento pelo endereço: http://www.campus-party.com.br/2011/index.html

Duda Falcão


Fonte: Site da Campus Party Brasil 2011 (CP Brasil 2011)

Comentários