DILMA Discute Acordo com Presidente Ucraniano

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (10/01) no “Portal TERRA” destacando que a presidente DILMA discutiu essa manhã ao telefone o acordo da ACS com o presidente ucrâniano Viktor Yanukovich.

Duda Falcão

Notícia

DILMA Discute Lançamento de Foguetes
com Presidente da Ucrânia

LARYSSA BORGES
Direto de Brasília
10 de janeiro de 2011 - 11h59

A presidente Dilma Rousseff recebeu, por volta das 10h desta segunda-feira, um telefonema do presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich. Em cerca de 20 minutos de conversa, os mandatários discutiram o principal projeto de interesse dos dois países, a plataforma de lançamento de foguetes Cyclone 4, desenvolvida pela empresa ucraniana Dneprotiazhmash na base de Alcântara, no Maranhão, e trocaram intenções de fazer visitas oficiais a Brasília e Kiev.

No telefonema, o governante ucraniano, que relembrou que o projeto de Alcântara é a principal parceria entre os dois países, reforçou ainda a defesa para que a base se torne comercialmente um ponto para lançamento de satélites. O Cyclone 4, que em 2010 passou por testes de lançamento de satélites, é capaz de levar 1,6 t a órbitas de 35 mil km de altitude.

Yanukovich manifestou a intenção de visitar o Brasil no próximo mês de maio e convidou Dilma a visitar Kiev. Ele tem defendido, desde que tomou posse no início do ano passado, que o governo ucraniano utilize sua política externa para conseguir "os resultados máximos e vantagens mútuas" com governos estrangeiros.


Fonte: Portal TERRA - 10/01/2011

Comentário: Os defensores desse mal engenhado acordo podem ficar tranqüilos, já que infelizmente para o Brasil não deverá haver qualquer mudança no mesmo. O acordo é estritamente político e o ganha pão do incompetente Roberto Amaral, um dos homens fortes do PSB, partido que faz parte da base governista no Congresso. No entanto, se a presidente DILMA realmente tomar medidas para a sua reformulação buscando torná-lo viável para o país, não só estará dando um grande passo para melhorar o setor espacial no Brasil, mas também tomando uma atitude inédita na história política desse país, ou seja, colocando os interesses da nação em primeiro lugar, como aliás devem ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022