A Startup 'PLD Space' Está Oferecendo Acesso Gratuito ao Espaço nos Dois Primeiros Voos do Seu Foguete MIURA 5

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: SpaceDaily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (01/07), o portal SpaceDaily informou que a startup espanhola PLD Space apresentou o seu Programa MIURA 5 SPARK, oferecendo centros educacionais, universidades, instituições e empresas em todo o mundo acesso gratuito aos dois primeiros lançamentos do Foguete MIURA 5. A empresa cobrirá os custos da missão para promover inovação científica e tecnológica voltada para melhorar a vida na Terra a partir do espaço.
 
De acordo com a nota do portal, esta iniciativa é apoiada pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades da Espanha, pela Agência Espacial Espanhola (AEE), pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, pela Generalitat Valenciana, pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e pelo Escritório de Recursos Educacionais Espaciais da Espanha (ESERO Espanha), parte da Agência Espacial Europeia (ESA).
 
O programa MIURA 5 SPARK oferece serviços de lançamento de pequenos satélites para estudantes, centros de pesquisa, instituições e entidades comerciais que apresentem propostas inovadoras para enfrentar os desafios da Terra a partir do espaço. A PLD Space selecionará satélites de todo o mundo para os dois voos de demonstração do MIURA 5, agendados para o final de 2025 e início de 2026. Os satélites selecionados receberão serviços de lançamento padrão sem custo.
 
"Na PLD Space, temos um compromisso inabalável em incentivar o envolvimento da sociedade na indústria espacial. Os primeiros voos de teste do MIURA 5 oferecem uma oportunidade única para estudantes, pesquisadores, instituições e empresas testarem suas inovações no desafiador ambiente do espaço", diz Raul Verdu, chefe de desenvolvimento de negócios e co-fundador da PLD Space.
 
"A Agência Espacial Espanhola apoia iniciativas como o programa MIURA 5 SPARK da PLD Space, que estão alinhadas com nosso objetivo final de facilitar o acesso ao espaço e aproximar a inovação espacial da sociedade", acrescenta Juan Carlos Cortes, diretor da Agência Espacial Espanhola.
 
Requisitos do Programa MIURA 5 SPARK
 
A massa combinada de todos os pequenos satélites selecionados é de 450 kg por voo, que serão lançados em uma órbita heliossíncrona a uma altitude de 500 quilômetros.
 
Os principais critérios de seleção incluem o país de origem, com prioridade para entidades espanholas, seguidas pelos Estados membros da UE, Estados membros da NATO e estados aliados não pertencentes à NATO. Propostas de universidades, centros de pesquisa e entidades comerciais dispostas a integrar experimentos de alunos de ensino fundamental, médio e técnico também têm prioridade.
 
Outras condições incluem requisitos de massa da carga útil, flexibilidade da órbita, conformidade com normas técnicas, janela de lançamento, flexibilidade de agenda, status de desenvolvimento do satélite, riscos operacionais e atratividade da missão.
 
Fases do Chamado para Submissões
 
Após este anúncio, o período de inscrição preliminar começa e terminará em 30 de julho. A equipe de gestão de missão da PLD Space realizará uma avaliação inicial e notificará os candidatos pré-selecionados até 30 de agosto. Os candidatos cujas propostas de missão passarem desta fase receberão o Guia do Usuário MIURA 5, detalhando o voo esperado e os tempos máximos de atividade. Eles terão um mês para enviar suas aplicações finais. A seleção final dos candidatos será anunciada em 30 de novembro, com a assinatura dos contratos de serviço de lançamento a ser concluída até 30 de dezembro.
 
Escolas primárias, secundárias e centros de formação profissional interessados em registrar sua ideia de experimento terão a chance de voar ao lado de uma entidade comercial sem um processo de pré-seleção. Eles têm até 31 de outubro para enviar suas propostas.
 
Custos de Gestão da Missão Incluídos
 
No âmbito do programa MIURA 5 SPARK, a PLD Space cobrirá os custos de gestão da missão, acomodação no lançador MIURA 5, manuseio de combustível, transporte para a base de lançamento, custos de armazenamento e manuseio, e outros custos operacionais relacionados ao serviço de lançamento padrão. Os candidatos serão responsáveis por cumprir os requisitos técnicos e testes adicionais de segurança para o satélite.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários