A 'Agência Espacial Europeia (ESA)' Aprovou a 'Missão Lunar Meteoroid Impact Observer (LUMIO)

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fonte: SpaceDaily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem 08/07, o portal Space Daily informou que a Agência Espacial Europeia (ESA) aprovou a 'Missão Lunar Meteoroid Impact Observer (LUMIO)', que operará a partir de um Ponto de Lagrange Terra-Lua para monitorar impactos de meteoroides no lado distante da Lua. LUMIO também realizará um experimento avançado de navegação autônoma utilizando sua câmera a bordo para determinar sua órbita e distância da Lua.
 
De acordo com a nota do portal, a missão utiliza uma plataforma de teste sofisticada chamada 'Retina' (Realistic Experimental FaciliTy for vision-based Navigation) para desenvolver e verificar os algoritmos de navegação baseada em visão necessários para as operações de LUMIO. Retina consiste em vários componentes opto-mecânicos dispostos ao longo de duas linhas ópticas em uma bancada óptica em uma sala escura.
 
Cada linha apresenta um microdisplay de alta resolução projetando cenas lunares sintéticas, ligado a um sistema de lentes colimadoras que simula projeções de distância infinita, uma montagem de lentes de relé para magnificação variável, e uma câmera que replica sistemas reais baseados em visão.
 
Desenvolvido pelo grupo Deep-space Astrodynamics Research and Technology (DART) no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial do Politecnico di Milano, Retina apoia o projeto LUMIO sob supervisão da ESA.
 
O Professor Francesco Topputo do Politecnico di Milano observou: "Se este experimento realmente conseguir determinar a posição de LUMIO sem qualquer estação terrestre no circuito, abriria caminho para navegação autônoma de baixo custo no espaço cislunar."
 
LUMIO, um CubeSat compacto de 12 unidades, é projetado utilizando módulos padronizados de 10 cm e orbitará em torno do Ponto de Lagrange 2 Terra-Lua. Esta missão foi uma das duas propostas bem-sucedidas do desafio SysNova Lunar CubeSats for Exploration da ESA e recebeu financiamento através do programa 'Fly' do Programa de Tecnologia de Suporte Geral da ESA, que visa demonstrar tecnologia espacial promissora precocemente.
 
O consórcio responsável pela construção de LUMIO para a ESA inclui o Politecnico di Milano, Argotec, Leonardo, IMT- Ingegneria Marketing Tecnologia, Nautilus, ECAPS, LMO e S and T Norway.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários