A 'Missão Tianwen 2' da China Terá Como Alvo à Exploração de Asteroides e Cometas

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (11/07), o portal Space Daily anunciou que a futura 'Missão Tianwen 2' da China está programada para ser lançada a bordo de um Foguete Long March 3B em maio de 2025. Esta missão tem como objetivo coletar amostras de um asteroide próximo à Terra e entregá-las na Terra, seguida por uma jornada para estudar um cometa no espaço profundo.
 
De acordo com a nota do portal, o primeiro alvo da sonda será o asteroide próximo à Terra 469219, conhecido como Kamo'oalewa em havaiano. Após alcançar o asteroide, a Tianwen 2 realizará sensoriamento remoto para identificar locais adequados para pouso. A espaçonave, então, coletará amostras usando duas técnicas: "touch-and-go" (tocar e ir) e "anchor-and-attach" (ancorar e fixar). As amostras serão trazidas de volta à Terra para análise.
 
Kamo'oalewa está a aproximadamente 14,5 milhões de quilômetros da Terra, e a missão terá uma duração de cerca de dois anos e meio. "Esta é a primeira vez que uma missão de amostragem de asteroides utiliza o método de ancoragem, com o pousador operando de forma autônoma e empregando quatro braços robóticos com brocas para se fixar na superfície."
 
O sucesso desta missão pode revelar se Kamo'oalewa é um corpo planetário primitivo ou um fragmento da lua ejetado por um impacto de asteroide, conforme sugerido por uma análise francesa em abril.
 
Ao recuperar amostras de Kamo'oalewa, a Tianwen 2 testará tecnologias para viagens de ida e volta a partir de asteroides, abrindo caminho para futuras empreitadas de mineração no Cinturão de Asteroides.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários