A 'Missão ESCAPADE' da NASA Para Marte, Está Programada Para Lançamento Neste Outono Através do Novo 'Foguete New Glenn' da Blue Origin

Prezados leitores e eleitoras do BS!
 
Crédito: Rocket Lab
As duas espaçonaves ESCAPADE, chamadas Blue e Gold, estão finalizando os testes antes do lançamento no New Glenn neste outono.
 
No dia de hoje (15/07), o portal SpaceNews anunciou que a Missão ESCAPADE de pequenos satélites da NASA para Marte permanece nos planos para ser lançada neste outono, embora ainda sem uma data específica.
 
De acordo com o portal, em uma apresentação na 45ª Assembleia Científica do Comitê de Pesquisa Espacial (COSPAR) aqui em 15 de julho, Rob Lillis, do Laboratório de Ciências Espaciais da Universidade da Califórnia, Berkeley, afirmou que a Missão Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers (ESCAPADE) ainda está programada para ser lançada dentro de alguns meses no voo inaugural do foguete New Glenn da Blue Origin.
 
O ESCAPADE conta com dois pequenos satélites idênticos, chamados Blue e Gold, que irão orbitar Marte. As espaçonaves transportam instrumentos para estudar a magnetosfera do planeta e sua interação com o vento solar.
 
As espaçonaves, construídas pela Rocket Lab, estão quase prontas para o lançamento. A espaçonave Blue completou os testes ambientais, enquanto a Gold está passando pelos testes finais de vibração. “É muito empolgante ver essas duas sondas finalmente se juntarem após anos de trabalho”, disse ele.
 
O lançamento do ESCAPADE atraiu, sem dúvida, mais atenção do que a missão em si. As espaçonaves estão programadas para ser lançadas no primeiro voo do New Glenn sob uma ordem de tarefa da NASA concedida em fevereiro de 2023, no valor de 20 milhões de dólares.
 
A data exata de lançamento da missão, no entanto, permanece incerta. Em uma reunião de abril de um comitê de proteção planetária do COSPAR, um funcionário da NASA divulgou uma data de lançamento em 29 de setembro para o ESCAPADE. O site do ESCAPADE também menciona um lançamento em 29 de setembro, mas acrescenta que esta é apenas uma data “provisória”.
 
Lillis disse apenas que a missão estava programada para ser lançada neste outono, acrescentando que uma data de setembro listada em um dos slides “estava desatualizada”. A janela de lançamento para missões a Marte deste ano se estende aproximadamente até meados de outubro.
 
“Nós mesmos ainda não sabemos”, disse ele mais tarde na palestra sobre a data específica de lançamento da missão, acrescentando que estava trabalhando em estreita colaboração com a Blue Origin nos preparativos para o lançamento.
 
Se o ESCAPADE for lançado neste outono, as espaçonaves chegarão a Marte com 48 horas de diferença em setembro de 2025 e iniciarão sua missão científica principal de um ano em abril de 2026. Lillis disse que esperava que as espaçonaves pudessem trabalhar em conjunto com vários outros orbitadores de Marte da NASA e de outras agências para abrir uma “era de ouro” nos estudos da magnetosfera marciana.
 
O ESCAPADE também é um teste da capacidade de pequenas espaçonaves de baixo custo realizarem missões científicas além da Terra. A NASA selecionou o ESCAPADE em 2019 como parte de sua linha SIMPLEx de missões científicas planetárias de pequenos satélites, junto com Janus e Lunar Trailblazer. No entanto, o Janus foi adiado após atrasos em seu lançamento como carga compartilhada na missão Psyche, o que impediu que chegasse aos alvos de sobrevoo de asteroides planejados. O Lunar Trailblazer está agora programado para ser lançado no final deste ano como carga compartilhada no segundo lander da Intuitive Machines.
 
“É, sem dúvida, um experimento da NASA para reduzir custos em missões planetárias. É possível realizar uma missão por aproximadamente um décimo do que a NASA teria gasto e quais riscos você está assumindo ao fazer isso?” disse ele. “A NASA está muito interessada na resposta para essa pergunta.”
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários