Engenheiros da NASA Dão Inicio aos Testes de 'Campo Elétrico' em Equipamentos de Comunicação Projetados Para a Futura 'Estação Espacial Gateway'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (30/07), o portal Space Daily informou que engenheiros no Johnson Space Center da NASA iniciaram testes de campo elétrico em equipamentos de comunicação projetados para o Gateway, a estação espacial pioneira que estará em órbita ao redor da Lua.
 
De acordo com a nota do portal, o Gateway servirá como um laboratório orbital para ciência no espaço profundo e como um ponto de apoio para a exploração lunar. Este projeto permitirá que a NASA e seus parceiros internacionais mantenham uma presença humana na Lua e em seus arredores, abrindo caminho para futuras missões a Marte.
 
Uma parte crítica do sistema de comunicação e rastreamento do Gateway são as antenas de alta ganho, que facilitam as conexões entre a região do Polo Sul lunar, o Gateway em órbita lunar e a Terra.
 
A NASA está realizando extensos testes nas emissões de campo elétrico dessas antenas para garantir uma comunicação segura e eficiente, sem interferir na tripulação e no equipamento do Gateway. Ao validar modelos de simulação que prevêem os níveis de campo elétrico, a NASA pretende estabelecer zonas de segurança precisas ao redor das antenas de refletor parabólico K/Ka-band, protegendo os astronautas e o hardware, enquanto mantém comunicações de alta taxa.
 
O processo de teste envolve o uso de sondas de campo elétrico e guia de ondas para medir a força e a qualidade dos sinais eletromagnéticos próximos a uma antena de alta ganho representativa. Braços robóticos e sistemas de rastreamento óptico fornecem as medições precisas necessárias para a validação dos modelos. Esses testes são realizados em uma câmara anecóica, um ambiente especializado para medições precisas de ondas eletromagnéticas.
 
“Estamos afinando nossos métodos na realização de medições de validação de modelos - garantindo alta precisão na análise dos campos elétricos radiados pelas antenas de alta ganho no Gateway,” disse Timothy Kennedy, um dos engenheiros da NASA que supervisiona os testes. “Isso permite reduzir as margens de mascaramento das antenas necessárias para proteger o equipamento e a tripulação, enquanto maximiza a cobertura de comunicação.”
 
Os resultados devem aprofundar a compreensão da NASA sobre os níveis de campo elétrico emitidos pelas antenas do Gateway, informando decisões operacionais críticas durante as missões Artemis e garantindo que o Gateway permaneça um habitat seguro para os astronautas em órbita lunar.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários