A 'Dawn Aerospace' Recebeu Aprovações do Governo da Nova Zelândia Para Testes do Seu Spaceplane Supersônico Suborbital 'Mark-II Aurora'

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Credito: Dawn Aerospace
A Dawn Aerospace, realizou um teste de solo "all-up" de seu foguete Mark-II Aurora em junho, antes de uma nova série de testes de voo.
 
No dia de ontem (11/07), o portal SpaceNews informou que a Dawn Aerospace, uma empresa de transporte espacial com sede na Holanda e na Nova Zelândia, informou que recebeu aprovações do governo da Nova Zelândia para uma nova rodada de testes de voo supersônico de uma espaçonave suborbital movida a foguete.
 
De acordo com a nota do portal, a empresa da Nova Zelândia anunciou em 11 de julho que a Autoridade de Aviação Civil (CAA) do país emitiu um certificado para seu veículo Mark-II Aurora, permitindo que ele alcance velocidades ilimitadas e altitudes de até 24.400 metros (80.000 pés).
 
Stefan Powell, diretor executivo da empresa, disse em uma entrevista que o certificado é o primeiro emitido pela CAA para operações de alta altitude além do alcance visual de um veículo pilotado remotamente. Ele está associado a uma licença de alta altitude da Agência Espacial da Nova Zelândia para operações acima de 60.000 pés, o limite do espaço aéreo controlado.
 
“O objetivo de ambos é estabelecer um precedente para ir além disso, até 100 quilômetros,” disse ele. Powell acrescentou que, até onde sabe, o Mark-II Aurora está a caminho de se tornar o primeiro UAV desenvolvido privatamente a voar em regime supersônico durante a decolagem e aterrissagem em uma pista.
 
Com as aprovações regulatórias em vigor, a Dawn Aerospace está se preparando para iniciar uma campanha de testes de voo. Um primeiro conjunto de quatro voos está agendado para começar ainda este mês. Esses voos começarão com uma velocidade máxima de Mach 0,4 e altitude de 20.000 pés, avançando para Mach 0,7 e 45.000 pés, disse Powell.
 

Um segundo conjunto de quatro voos seguirá, passando de Mach 0,7 a Mach 1,1 e subindo até 70.000 pés. Um objetivo secundário dos testes de voo é realizar dois voos em um único dia para demonstrar um tempo de resposta rápido. A empresa espera concluir a campanha de testes até setembro.
 
Os voos ocorrerão a partir do Aeródromo Gentanner, o mesmo campo de aviação que a Dawn Aerospace usou para testes de baixa altitude do Mark-II Aurora em 2023. Powell disse que a empresa também está considerando o uso do Centro Nacional de Aeronáutica Tāwhaki, uma instalação na Nova Zelândia com uma pista que foi proposta como um potencial local de lançamento. Ambos os locais podem acomodar os voos de teste planejados, disse ele, com Tāwhaki tendo um tráfego aéreo um pouco menor para coordenar, dada sua localização na costa.
 
O objetivo final do Mark-II Aurora é voar até 100 quilômetros para pesquisas em microgravidade e outras aplicações de teste. “Muita gente está se alinhando para usá-lo,” disse Powell, embora não haja planos para levar clientes na próxima campanha de testes de voo.
 
O veículo também é o precursor de um maior Mark-III Aurora, que serviria como o primeiro estágio de uma plataforma de lançamento aéreo, implantando um estágio superior para colocar satélites em órbita.
 
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