A HKU e a ILOA Unem Forças para a Missão do Lander Lunar Chinês Chang'e-7 Prevista para 2026

Prezados leitores e eleitoras do BS!
 
Imagem: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de hoje (15/07) o portal Space Daily noticiou que o Laboratório de Pesquisa Espacial da Universidade de Hong Kong (HKU-LSR) assinou uma Carta de Intenções (LoI) com a Associação Internacional de Observatórios Lunares do Havai (ILOA) em 16 de maio de 2024, marcando uma parceria para participar da Missão Lunar Chang'e 7 liderada pela ILOA. Esta missão contará com um pequeno telescópio óptico de campo amplo chamado ILO-C. O projeto do Telescópio HKU-LSR foi selecionado e seu desenvolvimento está em andamento. O Telescópio ILO-C será instalado no Lander Lunar Chang'E-7, que está previsto para ser lançado em 2026.
 
Pergunta-se: Se tivéssemos um programa espacial realmente sério e competente, não teríamos especialistas capazes de desenvolver algum equipamento útil para ser incorporado nesse lander chinês?
 
De acordo com a nota do portal, em 14 de junho, um Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado em Pequim para solidificar a cooperação mais ampla em exploração lunar e educação. Steve Durst, Diretor Fundador da ILOA Hawai'i, assinou o MoU com o Professor Quentin Parker, Diretor do HKU-LSR. Suijian Xue, Líder do Grupo de Levantamento Celestial dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC), e o Instituto Nacional de Pesquisa Astronômica da Tailândia (NARIT) participaram do MoU como observadores, com a intenção de expandir futuras colaborações.
 
A parceria ILOA-HKU tem como objetivo criar uma câmera telescópica de campo amplo pequena e econômica para a missão Chang'E-7, focando na funcionalidade e capacidade científica para a imagem da Via Láctea e do centro da Galáxia a partir da Lua.
 
Steve Durst, da ILOA, declarou: "A carga útil ILO-C a bordo do lander Chang'E-7 da China busca avançar a imagem da Galáxia, a Astronomia/Ciência do século 21 a partir da Lua e o desenvolvimento de prova de conceito para a missão emblemática ILO-1 para o Pico Malapert. A ILOA, em cooperação com o parceiro de longa data NAOC e o novo colaborador HKU, vê o ILO-C como um marco histórico e um avanço para a cooperação lunar América-China-Internacional. Também é notável que a área de pouso projetada para 2026, o Shackleton Rim, é um local de consideração principal para a tentativa da missão Artemis 3 dos EUA de pousar a primeira mulher e outros na Lua, já em 2026."
 
O Professor Suijian Xue, do NAOC, comentou: "Estou muito satisfeito com os esforços colaborativos do HKU-LSR no desenvolvimento e operação do instrumento ILO-C a bordo do lander lunar Chang'E-7. Aprecio muito a diligência profissional da equipe do LSR e a solução de design inovadora para a câmera, que atende tanto à imagem de Galáxia/Astronomia quanto à Ciência e Educação do século 21. Esta colaboração fortalecerá significativamente a parceria de longo prazo entre o NAOC, ILOA e agora HKU."
 
O Professor Quentin Parker acrescentou: "Graças a uma equipe de liderança, design e engenharia excepcional entre as duas organizações, e com um verdadeiro espírito de colaboração internacional, a HKU e o LSR têm muito orgulho de ser parceiros iguais nesta missão lunar para ciência e educação com a ILOA. Estamos particularmente honrados que nosso design óptico de campo amplo tenha sido escolhido para a câmera ILO-C no lander lunar Chang'E-7."
 
Por fim, o Professor Max Shen, Vice-Presidente e Pró-Reitor (Pesquisa) da HKU, expressou sua empolgação com esta colaboração: "O Laboratório de Pesquisa Espacial da HKU se destacou mais uma vez no cenário global com sua seleção como parceiro igual na missão lunar ILO-C Chang'e 7. Esta oportunidade é um testemunho do calibre da dedicação inabalável da nossa Universidade à colaboração internacional na busca pela exploração e descoberta lunar. Estamos honrados em trabalhar ao lado de nossos estimados colegas, e tenho plena confiança de que esta parceria sinérgica resultará em resultados científicos significativos que inspirarão gerações futuras."
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários