A HKU e a ILOA Unem Forças para a Missão do Lander Lunar Chinês Chang'e-7 Prevista para 2026
Prezados leitores e eleitoras do BS!
Imagem: Space Daily
No dia de hoje (15/07) o portal Space Daily noticiou que o Laboratório de Pesquisa Espacial da Universidade de Hong Kong (HKU-LSR) assinou uma Carta de Intenções (LoI) com a Associação Internacional de Observatórios Lunares do Havai (ILOA) em 16 de maio de 2024, marcando uma parceria para participar da Missão Lunar Chang'e 7 liderada pela ILOA. Esta missão contará com um pequeno telescópio óptico de campo amplo chamado ILO-C. O projeto do Telescópio HKU-LSR foi selecionado e seu desenvolvimento está em andamento. O Telescópio ILO-C será instalado no Lander Lunar Chang'E-7, que está previsto para ser lançado em 2026.
Pergunta-se: Se tivéssemos um programa espacial realmente sério e competente, não teríamos especialistas capazes de desenvolver algum equipamento útil para ser incorporado nesse lander chinês?
De acordo com a nota do portal, em 14 de junho, um Memorando de Entendimento (MoU) foi assinado em Pequim para solidificar a cooperação mais ampla em exploração lunar e educação. Steve Durst, Diretor Fundador da ILOA Hawai'i, assinou o MoU com o Professor Quentin Parker, Diretor do HKU-LSR. Suijian Xue, Líder do Grupo de Levantamento Celestial dos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências (NAOC), e o Instituto Nacional de Pesquisa Astronômica da Tailândia (NARIT) participaram do MoU como observadores, com a intenção de expandir futuras colaborações.
A parceria ILOA-HKU tem como objetivo criar uma câmera telescópica de campo amplo pequena e econômica para a missão Chang'E-7, focando na funcionalidade e capacidade científica para a imagem da Via Láctea e do centro da Galáxia a partir da Lua.
Steve Durst, da ILOA, declarou: "A carga útil ILO-C a bordo do lander Chang'E-7 da China busca avançar a imagem da Galáxia, a Astronomia/Ciência do século 21 a partir da Lua e o desenvolvimento de prova de conceito para a missão emblemática ILO-1 para o Pico Malapert. A ILOA, em cooperação com o parceiro de longa data NAOC e o novo colaborador HKU, vê o ILO-C como um marco histórico e um avanço para a cooperação lunar América-China-Internacional. Também é notável que a área de pouso projetada para 2026, o Shackleton Rim, é um local de consideração principal para a tentativa da missão Artemis 3 dos EUA de pousar a primeira mulher e outros na Lua, já em 2026."
O Professor Suijian Xue, do NAOC, comentou: "Estou muito satisfeito com os esforços colaborativos do HKU-LSR no desenvolvimento e operação do instrumento ILO-C a bordo do lander lunar Chang'E-7. Aprecio muito a diligência profissional da equipe do LSR e a solução de design inovadora para a câmera, que atende tanto à imagem de Galáxia/Astronomia quanto à Ciência e Educação do século 21. Esta colaboração fortalecerá significativamente a parceria de longo prazo entre o NAOC, ILOA e agora HKU."
O Professor Quentin Parker acrescentou: "Graças a uma equipe de liderança, design e engenharia excepcional entre as duas organizações, e com um verdadeiro espírito de colaboração internacional, a HKU e o LSR têm muito orgulho de ser parceiros iguais nesta missão lunar para ciência e educação com a ILOA. Estamos particularmente honrados que nosso design óptico de campo amplo tenha sido escolhido para a câmera ILO-C no lander lunar Chang'E-7."
Por fim, o Professor Max Shen, Vice-Presidente e Pró-Reitor (Pesquisa) da HKU, expressou sua empolgação com esta colaboração: "O Laboratório de Pesquisa Espacial da HKU se destacou mais uma vez no cenário global com sua seleção como parceiro igual na missão lunar ILO-C Chang'e 7. Esta oportunidade é um testemunho do calibre da dedicação inabalável da nossa Universidade à colaboração internacional na busca pela exploração e descoberta lunar. Estamos honrados em trabalhar ao lado de nossos estimados colegas, e tenho plena confiança de que esta parceria sinérgica resultará em resultados científicos significativos que inspirarão gerações futuras."
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
Comentários
Postar um comentário