Grupo GMV Avança na Navegação de Rovers Lunares Com o Projeto FASTNAV

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Credito: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (30/07) o portal Space Daily noticiou que o Projeto Multi-Range Navigation for Fast Moon Rovers (FASTNAV), está liderando o desenvolvimento de soluções avançadas de navegação para a próxima geração de rovers de exploração lunar. Esta iniciativa, conduzida pela filial do Grupo GMV no Reino Unido e apoiada pela Agência Espacial Europeia (ESA) sob o Programa de Apoio Geral à Tecnologia (GSTP), tem como objetivo aprimorar as capacidades dos rovers para distâncias mais longas e maiores velocidades na superfície lunar.
 
De acordo com a nota do portal, o FASTNAV foca em um sistema de navegação de múltiplos alcances adaptado aos objetivos de exploração lunar da ESA, que incluem alcançar uma distância de viagem de 20 km dentro de um dia lunar e aumentar a velocidade do rover para uma média de 1 m/s, significativamente superior aos atuais 0,13 m/s. Este framework inovador de navegação promete capacidades contínuas de condução, superando o desempenho dos sistemas atuais de navegação e planejamento de rotas, e visa aumentar a produção científica e a eficiência da coleta de dados das missões lunares.
 
Em 18 de junho, o GMV realizou testes iniciais na pedreira de Upwood, em Abingdon, Reino Unido. Esses testes foram projetados para avaliar a robustez do sistema e a eficácia da solução FASTNAV. Os testes utilizaram a plataforma RAPID, resultado de um projeto anterior do GMV com a ESA. A plataforma RAPID, equipada com um sistema de locomoção avançado, demonstrou sua capacidade de cobrir distâncias extensas a alta velocidade. Os testes confirmaram que tanto o RAPID quanto o sistema FASTNAV de múltiplos alcances funcionam de forma eficaz em vários cenários complexos. Esse sucesso abriu caminho para testes subsequentes em um ambiente análogo lunar.
 
A próxima fase de testes teve início no início de julho no deserto Navarrese de Bardenas Reales, na Espanha, um local conhecido por suas condições semelhantes às da lua. Durante esta intensa campanha de campo, as capacidades do rover RAPID estão sendo testadas em terrenos diversos com diferentes densidades de obstáculos. O sistema FASTNAV irá navegar autonomamente por esses obstáculos, utilizando uma combinação de visão computacional clássica e inteligência artificial de ponta para atingir a velocidade alvo de 1 m/s.
 
O GMV compartilhou resultados preliminares deste projeto na conferência iSpaRo em Luxemburgo, de 24 a 27 de junho. Este evento, focado em robótica espacial, reuniu cientistas e especialistas da indústria para discutir os avanços recentes e as oportunidades futuras na exploração espacial. O GMV apresentou atualizações sobre o FASTNAV e o RAPID, resultados dos testes para o sistema europeu de rover lunar e descobertas sobre a aplicação de aprendizado profundo para classificação de terrenos no projeto do Rover de Marte.
 
A Europa, por meio da ESA e da União Europeia, continua a liderar na exploração espacial e na robótica, com implicações que se estendem além do espaço para indústrias como mineração, energia nuclear e resposta a emergências.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários