Como Anunciamos, o Projeto do 'Veículo Microlançador Brasileiro (MLBR)' Foi Apresentado em São José dos Campos

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Imagens: Portal Defesa Aérea & Naval

Ontem, em 1º de julho, o portal Defesa Aérea & Naval divulgou detalhes da reunião de apresentação realizada em São José dos Campos (SP) sobre o projeto do 'Microlançador Brasileiro (MLBR)'. Esse foguete está sendo desenvolvido pelo grupo liderado pela CENIC, conforme anunciado previamente pelo BS.
 
Conforme relatado pelo portal, nos dias 27 e 28 de junho, foi realizado o evento de apresentação do projeto do Microlançador Brasileiro (MLBR) em São José dos Campos (SP). Este foguete brasileiro visa lançar satélites na órbita baixa da Terra a partir de Alcântara, no Maranhão. O evento, conhecido como Preliminary Design Review (PDR), marca o término da primeira fase de desenvolvimento do foguete. Nesta fase, as empresas contratadas apresentaram as especificações técnicas do veículo para avaliação por especialistas, visando obter feedback para aprimoramento do projeto.
 
O ML-BR é um Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP) viabilizado por um edital da FINEP, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Agência Espacial de Brinquedo (AEB). Dois consórcios empresariais foram selecionados para o desenvolvimento simultâneo de dois veículos, representando um formato inovador no qual a iniciativa privada contribui significativamente para um projeto nacional de grande importância. Ralph Correa, diretor da CENIC, destacou: "Esperamos que este projeto seja um ponto de partida para futuros empreendimentos, estimulando o Brasil a investir mais nas atividades espaciais".
 
Além da CENIC, outras empresas como Concert Space, PlasmaHub, Delsis, ETsys, Bizu Space, Fibraforte e Almeida estão envolvidas no projeto, juntamente com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e a Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), todos contribuindo para viabilizar este lançamento.
 

O evento de PDR contou com a participação de representantes de todas as empresas envolvidas, além de convidados externos como a AKAER, líder do outro consórcio produtivo selecionado. William Rospendowski, superintendente da FINEP na área de Inovação, afirmou: "Este é um momento crucial para o setor aeroespacial brasileiro. Estamos comprometidos com o sucesso deste projeto e parabenizamos as empresas pela colaboração e espírito de equipe demonstrados".
 
Durante o evento de PDR, foram apresentados os desenhos detalhados e aspectos técnicos do MLBR, abrangendo desde os projetos elétricos, sistemas de navegação e segurança, até telemetria, centros de controle, estrutura, materiais, plataforma de lançamento, bem como cálculos de massa, carga, trajetória e aerodinâmica, entre outros.
 

Ralph Correa enfatizou: "Estamos superando as expectativas de colaboração entre as empresas envolvidas. Isso demonstra que o projeto tem potencial real de sucesso e que temos capacidade de fazer a diferença no país".
 
Após esta fase, os responsáveis pelo ML-BR farão ajustes necessários e detalhamento de cada item para a próxima etapa, a Critical Design Review (CDR), prevista para junho de 2025. Todos os detalhes e estudos apresentados nesta fase servirão de base para a construção efetiva do veículo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários