A Sonda Lunar Chang'e-5 Chinesa Encontra Água em Amostras Trazidas da Lua em 2020

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Fonte: Space Daily
Ilustrativo.
 
No dia de ontem (23/07), o portal Space Daily informou que amostras de rochas e solo da Lua trazidas a Terra pela Missão chinesa Chang'e-5 em 2020, revelaram a presença de água em traços, escreveram os cientistas de universidades chinesas no jornal Nature Astronomy, publicado nessa segunda-feira. 
 
De acordo com a nota do portal, uma sonda lunar chinesa encontrou vestígios de água em amostras do solo da Lua, afirmaram cientistas, à medida que o país impulsiona seu ambicioso programa espacial.
 
Um detector infravermelho da NASA já havia confirmado em 2020 a existência de água na Lua, enquanto cientistas encontraram traços de água em análises recentes de amostras datadas das décadas de 1960 e 1970.
 
Mas as amostras do Chang'e-5 são de uma "latitude muito mais alta", fornecendo novas pistas sobre em que forma a água existe na superfície da Lua, escreveram os cientistas chineses.
 
As amostras sugerem que "moléculas de água podem persistir em áreas iluminadas pelo sol na Lua na forma de sais hidratados", disseram eles.
 
O Chang'e-5 foi a primeira missão mundial em quatro décadas a coletar amostras da Lua.
 
Seguiu-se ao histórico pouso da Chang'e-4 no lado distante da Lua em janeiro de 2019.
 
E no mês passado, a sonda lunar Chang'e-6 completou sua missão para coletar as primeiras amostras do lado distante da Lua.
 
A China investiu recursos enormes em seu programa espacial ao longo da última década, visando empreendimentos ambiciosos para alcançar as potências espaciais tradicionais, os Estados Unidos e a Rússia.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários